Gerenciamento de crise: 5 dicas para solucionar problemas rapidamente

A famosa cena do filme Titanic na qual o navio colide com o iceberg e afunda com vários passageiros e tripulantes é uma das melhores formas de exemplificar o que um mau gerenciamento de crise é capaz de fazer com uma empresa, pois sabe-se que se a situação fosse controlada com antecedência, a tragédia seria bem menor. 

No entanto, você como CEO de um negócio não precisa assistir sua embarcação entrando em ruínas para construir uma melhor e mais resistente. Isso porque, com algumas soluções práticas, é possível fazer uma boa gestão de crise e assim aproveitar os melhores frutos possíveis. 

Continue a leitura dos próximos tópicos e entenda de forma simples o que é o gerenciamento de crise e 5 dicas fundamentais de como avistar o iceberg muito antes de atingi-lo. Aproveite! 

O que é gerenciamento de crise?

É comum que empresas de médio e grande porte tenham um setor próprio para tratar de assuntos relacionados aos problemas internos e externos. Os profissionais que atuam neste âmbito, por exemplo, têm entre seus deveres evitar que situações ruins aconteçam e que possam gerar prejuízos financeiros ou manchar a reputação da organização.

Mas, e quando um problema inesperado acontece? O que fazer para resolver prontamente fatos como sabotagens, acusações da concorrência ou vazamento de informações confidenciais? Pois é, todas essas situações são muito delicadas, mas é importante que sua equipe também esteja preparada para agir nesses momentos. 

Sendo conhecida como gerenciamento de crise ou gestão de crise, as ações voltadas para a solução rápida e eficiente de problemas são essenciais para manter a saúde financeira e de imagem de uma empresa. Por isso, é fundamental que toda organização tenha profissionais capacitados para atuar da melhor forma possível. 

Agora que você entendeu o conceito, está preparado para ler o próximo tópico, no qual nós trouxemos algumas dicas sobre o que fazer quando algo negativo acontecer. 

Como gerenciar uma crise? 

Pergunta de um milhão de dólares: você sabe o que fazer para gerenciar um problema surpresa na sua organização? Provavelmente a sua resposta seria buscar o suporte judicial ou convocar os responsáveis pela situação. No entanto, a melhor forma de fazê-lo é por meio de uma boa gestão.

Sim, é fato que somente com um bom gerenciamento já implantado no seu negócio é capaz de driblar uma crise. No entanto, o ponto que queremos chegar é que você não precisa esperar pela próxima bomba para tomar as medidas cabíveis. É possível estudar e principalmente treinar o setor responsável para agir nesse momento:

1 – Crie um relacionamento com o cliente 

Seja a sua empresa B2B ou B2C, é importante que o relacionamento entre o contratante e o contratado seja saudável, pois dessa forma, ambas as partes poderão aproveitar ainda mais os frutos dessa parceria, que refletirá de forma positiva nos resultados de todo o trabalho realizado. 

Por isso, mantenha uma boa relação com seus consumidores e esteja sempre atento com a forma que eles vêem a sua empresa. Nesse momento, vale a pena criar formulários e pesquisas para identificar problemas que até então não aconteceram, mas que com uma ação preventiva pode ser capaz de evitar prejuízos. 

2 – Mantenha a saúde organizacional

 

Todo empreendedor sabe ou já ouviu falar e ainda negligencia o fato de que o sucesso da empresa é reflexo da relação entre seus colaboradores. Isso porque pessoas saudáveis, felizes e engajadas realizam um trabalho mais eficiente, gerando pontos positivos a curto e a longo prazo. 

Por isso, invista na saúde organizacional do seu negócio por meio de clube de benefícios e ações de endomarketing, que juntas são capazes de fornecer uma qualidade de vida muito melhor aos seus colaboradores, incentivando-os a crescer cada vez mais com você e a sua organização.

3 – Construa um setor de gestão de crise

Na realidade de muitas empresas a possibilidade da implementação de um setor voltado somente para a gestão de crise parece distante. Porém, o que você como gestor pode fazer é treinar um grupo de colaboradores que estarão prontos no momento em que situações negativas acontecerem. 

Para organizar esse grupo conte com a participação do RH, do financeiro e até mesmo do marketing da sua empresa para buscarem juntos por fatos concretos que podem piorar com o decorrer do tempo, além de apresentarem soluções criativas para minimizar os possíveis problemas e prejuízos. 

4 – Imagine possíveis problemas 

Esta dica serve como continuação da anterior, tendo em vista que aqui, você e seu grupo de colaboradores terão que criar uma lista com possíveis problemas. Nesse momento é importante que todos possam indicar os fatos que a empresa já passou anteriormente e imaginar aqueles que poderiam acontecer no futuro. 

Outro ponto importante que você e sua equipe podem acrescentar é levar em consideração o feedback de clientes e funcionários. Afinal, eles veem o seu negócio com outra perspectiva, o que pode te auxiliar a identificar os erros que você como gestor ou a empresa como figura pública poderiam cometer. 

5 – Tenha uma boa gestão contínua 

Até aqui você pode conferir dicas para fazer o gerenciamento de crise do seu negócio, no entanto, a última e talvez mais importante é contar com uma boa gestão todos os dias, afinal, enquanto a sua empresa existir ela estará sujeita a passar por situações desagradáveis, então esteja preparado para tudo!

Os benefícios de manter uma organização em ordem e funcionando plenamente são vários, entre eles estão a geração de valor para o cliente, qualidade de vida para os funcionários, reconhecimento no mercado, entre muitos outros. Por isso, se você deseja evitar problemas e impactar positivamente a vida das pessoas, saiba que esse é o caminho. 

O que você achou deste conteúdo? Deixe o seu comentário com a sua dúvida ou sugestão e deixe-nos saber se te ajudamos a fazer o gerenciamento de crise do seu negócio. Continue acompanhando a Rede Parcerias aqui no blog e nas redes sociais e esteja sempre por dentro de assuntos relacionados a empreendedorismo, finanças e tecnologia!