Dicas para aumentar o reconhecimento da marca e aumentar seu público

Estabelecer um novo negócio ou marca é relativamente fácil, mas executá-lo não é brincadeira de criança. É por isso que muitas empresas falham nos primeiros dois anos. A maior razão por trás do fracasso da maioria das empresas é que elas não conseguem atrair a atenção de seu público-alvo com eficiência comunicando sua mensagem.

Vários especialistas em negócios compartilharam seus pensamentos sobre esse problema e expressaram suas opiniões sobre como resolvê-los.  Acreditam que as organizações  precisam trabalhar mais para aumentar o reconhecimento da marca, divulgando efetivamente seu propósito.  É assim que podem aumentar rapidamente seu público e se destacarem  em qualquer setor competitivo. Ou seja, é preciso criar uma marca que tenha uma clara proposta de valor.

Aqui está uma coleção de dicas de consultores de negócios e especialistas para aumentar o reconhecimento da marca e aumentar o público.

1. Desenvolva uma identidade de marca única

A identidade é a base de qualquer negócio. Ajuda empresas e marcas a se destacarem da concorrência e ajuda os consumidores a se conectarem com o negócio e seus valores. Segundo dados do Sebrae, o Brasil conta com mais de 19 milhões de empreendimentos. Por isso, é necessário pensar em estratégias que destaquem a sua marca. Qualquer empresa que crie com sucesso uma identidade única, atrai instantaneamente a atenção do público e permite que eles saibam como ela difere das marcas existentes e por que as pessoas devem preferi-la aos concorrentes.

Existem vários métodos e estratégias para estabelecer uma identidade de marca única. Aqui estão os mais cruciais deles!

1.1 Desenvolva um logotipo exclusivo

Um logotipo comercial atraente e memorável oferece uma série de benefícios:

  • Um logotipo exclusivo sempre chama a atenção de todos; sempre que as pessoas o veem, querem saber mais sobre a marca.
  • Deixa uma impressão sólida em todos que o assistem.
  • Os logotipos de marca ajudam as empresas a promover sua identidade de marca.
  • E o mais importante, os logotipos das marcas também permanecem na memória dos consumidores e eles o reconhecem rapidamente. Se você deseja um logotipo que possa ajudá-lo a alcançar todos os benefícios mencionados acima, você precisa contratar um designer de logotipo profissional que possa dar forma aos seus pensamentos. No entanto, algumas  pequenas e novas empresas optam pela criação de logo maker gratuitos. 

O maior benefício de um criador de logo é que ele fornece alguns modelos integrados e vários utilitários para modificá-los. Por exemplo, ele oferece dezenas de adesivos, formas, ícones e estilos de fonte que os usuários podem usar para criar um design de logotipo atraente. Além disso, usar um criador de logo online gratuito  é mais fácil do que ferramentas e software de edição. Portanto, encontre um bom criador de logotipo e utilize-o para desenvolver um logotipo interessante e atraente para sua empresa.

1.2 Use um slogan significativo

Depois de projetar um logotipo, a marca deve se concentrar na criação de um slogan que possa evocar as emoções do público e dizer a eles quais valores únicos a marca defende. No entanto, criar um slogan não é fácil para todos. Muitos não sabem quais as qualidades que um slogan deve ter. Como resultado, eles desenvolvem slogans que não oferecem nenhum benefício.

Para o seu negócio, você não deve cometer esse erro. Em vez disso, aprenda e adicione todas as qualidades que um slogan deve ter. Por exemplo, os slogans que você desenvolve para sua marca devem ser elaborados, curtos, memoráveis ​​e únicos. Qualquer slogan com todas essas qualidades pode atrair rapidamente um público e deixá-los pelo menos visitar seu site ou loja física.

 1.3 Foco nos valores da Marca

Os valores da marca de uma empresa são o conjunto de crenças e atitudes que as pessoas da empresa expressam. As marcas devem expressar esses valores em todos os canais de comunicação que a empresa utiliza. Quando uma empresa comunica os valores de sua marca, ela deve sempre usar sua linguagem e não replicar o conteúdo de qualquer outra empresa. Pode ajudá-los a construir uma voz única que fará a empresa se destacar.

2. Publique conteúdo de alta qualidade 

A publicação de conteúdo de alta qualidade em um site comercial, páginas de mídia social, plataformas de compartilhamento de vídeo e outras plataformas promocionais ou de marketing é essencial para as empresas, pois pode ajudá-las a conquistar clientes. Além disso, esse conteúdo também pode aumentar o reconhecimento da marca e criar uma conexão com o público.

No entanto, a coisa mais importante aqui é "alta qualidade". Não comprometa nada abaixo da perfeição, especialmente ao desenvolver conteúdo para seu próprio negócio. Aqui estão algumas coisas que podem garantir a qualidade do seu conteúdo.

2.1 Singularidade

Singularidade é a qualidade mais importante que qualquer conteúdo deve ter. Quando o conteúdo não é exclusivo, pode levar os editores a graves consequências. Por exemplo, plagiado ou duplicado também pode banir sites de vários mecanismos de pesquisa. Antes de publicar, você deve se concentrar na exclusividade e verificar plágio usando um  detector de plagio. Quando você fornece conteúdo exclusivo para seus usuários, isso deixa uma impressão sólida neles.

2.2 Relevância

Conteúdo relevante e útil é a chave para aumentar seu público e aumentar o reconhecimento da marca. Seu valor aumentou após o anúncio da atualização de conteúdo útil do Google. Portanto, agora você deve prestar mais atenção à relevância do que nunca. O conteúdo que você publica em seu site ou em qualquer outro canal deve responder a todas as perguntas que você acha que seus visitantes têm em mente. É assim que as empresas podem facilmente conquistar a confiança de seus clientes e deixá-los fazer compras.

2.3 Engajamento

A última necessidade de conteúdo de qualidade é o engajamento. Conteúdo envolvente gera leads e convence as pessoas a tomar uma decisão de compra positiva. É por isso que você deve tentar adicionar esse elemento ao seu conteúdo. Se o seu conteúdo não for atraente, as pessoas não terão interesse em saber o que você tem a oferecer. 

Para atender a esse quesito, podem ser feitas ações com foco em gerar conexão com o cliente. Algumas delas são: comunicação constante através de diferentes meios e oferecer diferenciais, como é o caso do Clube de Vantagens.

3. Use e todas as plataformas promocionais disponíveis 

No mundo digital, as empresas têm toneladas de plataformas para utilizar. Cada fórum tem seu significado e ajuda as marcas de maneiras únicas. Por exemplo, a mídia social é excelente para marketing e publicidade, pois bilhões de pessoas usam diferentes plataformas de redes sociais diariamente. Portanto, pode ajudar se você não ignorar sua importância.

Quando você começar a utilizar todas as plataformas, observará um aumento constante em seu público e vendas. As plataformas que você deve usar incluem sites de compartilhamento de vídeo (YouTube, Dailymotion, Vimeo, etc.) e aplicativos (TikTok, Likee, Dubsmash, etc.), redes de mídia social (Facebook, Instagram, Pinterest, Reddit, Snapchat), diretórios de negócios , e outras plataformas de marketing e publicidade.

As marcas que usam, venceram seus concorrentes para conquistar sua participação de mercado. É por isso que você deve construir sua presença em todos os lugares.

4. Organize ou participe de eventos

Você já deve ter visto muitas empresas organizarem e participarem de vários eventos para aumentar o reconhecimento da marca e informar as pessoas sobre sua existência. Se o orçamento de marketing não for problema seu, você também pode patrocinar algumas atividades. É assim que você pode conquistar a atenção de um público mais amplo e aumentar suas vendas em pouco tempo. 

Por outro lado, se você estiver com pouco orçamento, poderá participar de eventos públicos. Ao participar de eventos relacionados ao setor, as empresas capturam não apenas a atenção do público-alvo, mas também os potenciais patrocinadores. Organizar ou participar de eventos é uma excelente estratégia que as empresas devem usar para chamar a atenção de todos. Em última análise, ajudará você a expandir o alcance do seu negócio e alcançar novos patamares. 

5. Obtenha ajuda da publicidade

Embora a publicidade paga precise de um orçamento considerável, ela oferece muito em troca. Então, se você puder pagar, gaste seu orçamento em publicidade. No entanto, antes de investir seu dinheiro, pesquise plataformas de publicidade e promova sua marca apenas nas plataformas que podem proporcionar o melhor ROI (Return-On-Investment). De acordo com muitos especialistas, a publicidade em mídias sociais e mecanismos de pesquisa é a melhor, pois é mais barata do que as plataformas de publicidade tradicionais, como televisão, rádio e jornais.

Além disso, seu conteúdo publicitário deve ser lucrativo, informativo e envolvente para gerar mais vendas e comunicar sua mensagem a um público maior.

Em resumo, aumentar o reconhecimento da marca é um processo que demanda uma estratégia clara e bem definida. Além disso, não é uma tarefa simples e de uma única etapa, mas sim um jornada de diversas etapas que vai desde o esboço da logomarca até estratégia para aumentar o engajamento e fidelizar clientes.

Acesse outros conteúdos do nosso blog e confira outras dicas que você pode aplicar no seu negócio.

O melhor Clube de Vantagens para sua empresa