Distrito: Como usar o clube de vantagens com público B2B?

Neste momento de pandemia, todas as empresas precisaram se reinventar, independentemente do público que atende. Quem não estava no digital, precisou se inserir. Quem não trabalhava com a fidelização de cliente, precisou começar. E assim por diante.

Porém, no meio disso tudo, as empresas que têm como público o B2B (Business to Business) precisaram inovar, para não ficarem paradas durante todos esses meses. Afinal, são empresas que atendem outras empresas e, nesse período, ambas sofreram o impacto da quarentena no Brasil.

Mas, afinal, o que é o público B2B? E como empresas que trabalham com esse tipo de cliente podem usar o clube de vantagens a seu favor?

O que é o público B2B?

O público B2B, ou seja, Business to Business, é uma empresa que vende para outras empresas, aquele negócio realizado entre pessoas jurídicas.

Esse modelo de trabalho envolve, por exemplo, as indústrias que vendem para distribuidores, fornecedores que vendem para fabricantes e importadores que vendem para revendas. Além de empresas no setor de serviços, como assessorias, consultorias, agências e coworking.

Principais diferenças do B2B para o B2C

Como B2B é de “empresa para empresa”, o B2C (Business to Consumer) é da “empresa para o consumidor”, são as lojas de departamento, restaurantes, farmácias, padarias, cabeleireiros etc. O e-commerce varejista também se enquadra nesse modelo de trabalho, além da prestação de serviços para pessoas físicas.

Para facilitar o entendimento, selecionamos algumas diferenças no modo de vendas do B2B para o B2C, são elas:

Público-alvo e perfil comprador

Em um negócio B2C, é possível segmentar seus consumidores em grupos e pensar em ofertas que atendam às necessidades deles naquele momento. Já o negócio B2B, exige uma análise minuciosa das empresas-alvo, um estudo das ações comerciais, modelo de negócio, fornecedores atuais e muito mais.  

Valores de compra

O volume e o valor da compra do B2B são muito superiores aos do B2C. Pois, quanto maior o porte da empresa, maior o pedido. Muitas vezes, devido ao alto volume de compras, também é possível negociar preços, prazos e serviços. Já no mercado consumidor, a compra em grande quantidade é menos comum e muda totalmente a relação comercial.

Pagamento

O método de pagamento também muda muito do mercado B2B para o B2C. O varejo trabalha com vários métodos de pagamento (cartões de crédito e débito, boletos); já as empresas B2B, utilizam boletos faturados ou à vista. Normalmente, os compradores organizacionais recebem o pedido e depois realizam o pagamento em 15, 30 ou 45 dias. Outro ponto importante é o processo B2B. Ele é muito mais burocrático, pois envolve o setor financeiro, auditoria, compras e demais responsáveis pela aprovação e execução de uma compra.

Ações de marketing

Outra diferença são as ações de marketing que o B2B e o B2C realizam. O Business to Consumer adota ações massivas, com baixo custo de aquisição de clientes e tem o objetivo de atingir o maior número de pessoas possível, otimizando, assim, as taxas de conversão.

No B2B, acontece o contrário. O custo de aquisição de clientes é mais elevado e as ações são segmentadas e dirigidas. O foco aqui é conseguir falar diretamente com o público da empresa, de maneira clara e eficiente.

Como fidelizar o público B2B?

Também existem maneiras para fidelizar o seu cliente B2B e, muitas vezes, acaba sendo mais importante do que a fidelização do cliente B2C. Pois, ao atender empresas, é importante lembrar que existem outros negócios como o seu e, por isso, deve pensar em maneiras de chamar atenção do seu público.

  • Entre em contato com clientes inativos: Sabe aquela empresa que você atendeu há uns anos? Que tal retomar esse contato? É importante manter os antigos compradores próximo de você e da sua empresa.
  • Entenda o que seu público precisa: Esse é o ponto principal para um bom relacionamento com clientes, ainda mais B2B. Quanto mais informações você tiver sobre seus clientes, mais você consegue se adaptar às necessidades e manter uma estratégia de fidelização.
  • Facilite os processos: Muita burocracia acaba desanimando o público B2B e, devido a isso, é importante que eles sejam menos lentos e cansativos possíveis.
  • Ofereça programas de fidelidade: Uma maneira eficiente de relacionamento B2B é recompensar clientes que compram com bastante frequência. Você pode oferecer descontos, alguma informação privilegiada, pré-vendas exclusivas e muito mais. Mais que ser uma vantagem competitiva para eles, você garantirá algumas vendas antes mesmo de anunciar o produto em grande escala.

A Distrito no Rede Parcerias

O Distrito é um coworking com unidades em São Paulo e Paraná, além de ser a maior comunidade independente de empreendedorismo e inovação do Brasil. Devido ao isolamento social, a utilização de coworking ficou inviável – tendo em vista que não é permitido aglomeração com mais de 10 pessoas.

Como uma maneira de inovar e fidelizar seus clientes B2B, eles investiram ainda mais no clube de vantagens, estratégia de marketing da empresa implantada em dezembro do ano anterior. O Distrito considera o clube fundamental para a criação da comunidade, bem como um diferencial para oferecer aos usuários, ajudar no engajamento e influenciar na satisfação do cliente.

O foco da Distrito é startups e, muitas vezes, ainda está no começo da jornada e os recursos são escassos. “Ter a possibilidade de participar de uma comunidade que potencializa a chance de sucesso e ainda traz um clube de vantagens cheio de benefícios para os seus colaboradores é uma oferta matadora, já que muitas das startups ainda não têm condições de oferecer muitos benefícios para o seu time”, pontua Diego Ranciaro.

Com o Rede Parcerias, o pessoal do Distrito oferece além de benefícios para o público B2B, como ofertas atualizadas a cada semana, novidades e descontos em diversas categorias – do pet a eletrodomésticos. “Eu não teria capacidade de oferecer esse nível de serviço se não fosse o Rede Parcerias”, conclui Ranciaro.

Implemente o clube de vantagens no seu negócio também! Com o Rede Parcerias, você tem uma plataforma personalizada com a sua marca e ofertas para fidelizar, cada vez mais, o seu cliente.