Porque ter um Programa de Fidelidade para Associação ou Sindicato

Associações e sindicatos são reuniões de pessoas com interesses em comum. Enquanto a primeira atua em prol dos seus associados, a segunda defende toda uma categoria independente da filiação. 

Atualmente o Brasil conta com mais de 16.000 mil sindicatos e quase 300 mil associações. Apesar do bom número de iniciativas desse tipo, gestores também precisam lidar com outro desafio: evitar a inadimplência dos contribuintes. 

Um dos caminhos para se fazer isso, é investir na qualidade do relacionamento que é feito. Por isso, ter um Programa de Fidelidade para sua Associação ou Sindicato, é uma das formas de atingir essa meta, pois eles são pensados para engajar o seu contribuinte e mantê-lo próximo da iniciativa que resolveu se filiar.

Confira abaixo 4 dicas para melhorar o relacionamento no seu sindicato ou associação por meio de um Programa de Fidelidade. 

Engaje o seu contribuinte ou associado

Engajar os seus contribuintes é uma forma de ter um relacionamento mais próximo com eles, garantindo que eles se sintam mais conectados com o objetivo da sua associação ou sindicato. Assim, um dos benefícios do engajamento, é garantir a retenção.

Dentro da Plataforma de Fidelidade, podem ser pensadas diversas ações desse tipo. Algumas delas, são:

  • Descontos em parceiros;
  • Sorteios;
  • Presentear com Vouchers em marcas selecionados;
  • Oferecer benefícios gratuitos.

Um lembrete: a plataforma de fidelização precisa ter benefícios instantâneos e simples de usar. 

Conforme pesquisa da ABAMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), realizada no fim de 2020, muitos usuários de programas, como o de pontos, tem “a sensação de que é difícil conseguir a quantidade de pontos necessária para uma boa recompensa e alguma fricção no entendimento de suas regras.”

Por isso, tenha atenção a esse ponto na hora de escolher o tipo de programa que será usado na sua associação ou sindicato. 

Tenha uma comunicação constante

Ter uma comunicação constante é uma forma de manter um diálogo próximo para ouvir o seu associado em suas necessidades. Isso porque estando presente no cotidiano deles, reafirma seus valores e a relevância do trabalho feito pela sua associação ou sindicato, além de permitir ouvir feedbacks de forma direta.

Nesse sentido, você pode utilizar as redes sociais e e-mail para divulgar ações do seu Programa de Fidelidade. Além disso, você pode também criar ações dentro da plataforma já com esse objetivo.

Algumas dessas ações são:

  • Divulgar os novos parceiros;
  • Realizar um sorteio em uma data importante para sua associação ou sindicato;
  • Indicar cursos e outros conteúdos da plataforma que façam sentido para o  público.

E muito mais…

Pense no que faz mais sentido para o seu público, e diante disso crie essa comunicação. 

Use o Programa de Fidelidade para agregar valor para sua associação ou sindicato

Escolhendo uma plataforma que seja White Label, você tem a possibilidade de moldá-la da forma que faz agregar valor a sua marca, destacando aquilo que você considera importante para os seus associados ou contribuintes.

Assim, você não apenas tem um programa com suas cores e logo, mas também destaca parceiros e categorias que façam sentido para reafirmar aquilo que sua associação defende. 

Por exemplo, se você tem uma associação ligada à saúde, você pode destacar conteúdos educativos, como cursos, livros, revistas; já no caso do setor de saúde, é possível evidenciar parceiros ligados a um modo de vida saudável, como receitas, restaurantes e farmácias.

Pense no que faz mais sentido para a sua associação, e aproveite para reforçar isso no Programa de Fidelidade. 

Incentive a criatividade 

Por fim, o clube também pode ser usado para divertir os seus associados, e incentivar a criatividade é uma das formas de fazer isso. 

Assim, algumas das ações que podem ser feitas são:

  • Um concurso temático;
  • Um quizz ligado ao seu setor;
  • Oferecer acesso a jogos gratuitos;
  • Ter ingressos em estabelecimentos, como cinema.

É possível incentivar a criatividade tanto por meio de ações práticas, como os concursos e quizzes; tanto com atividades ligadas à recreação e entretenimento, como o cinema e os jogos.

Clube de Vantagens: O Programa de Fidelidade que sua Associação ou Sindicato precisa

O Clube de Vantagens do Rede Parcerias é a plataforma de fidelização mais completa, pensada para atender todos os pontos aqui citados.

Dessa forma, é oferecida uma rede de parceiros nacionais com os melhores descontos. Além disso, o clube é white label, o que faz com que além de ser personalizado com a identidade do seu sindicato ou associação, também possa ser incluindo os parceiros de sua preferência.

A plataforma é pensada para ser muito mais que um clube de desconto, e sim uma estratégia completa de marketing de relacionamento. Por isso, é oferecido sorteios, quizzes, concursos, ingressos de cinema, curadoria de outros de benefícios gratuitos, que incluem cursos de inglês, aulas de Yoga e e-books de vários temas.

Todo mês tem novidades e você está no controle para destacar o que faz mais sentido na sua iniciativa. Para isso, você contará com o apoio do Rede Parcerias em Comunicações para fazer com os usuários do seu clube.

Quer ver na prática o que foi aprendido nesse blog? Acesse o nosso Clube Demonstrativo