Pesquisa de Mercado: o que é, importância e como fazer

Toda empresa com um planejamento estratégico sólido investe em pesquisas de mercado. Elas revelam o comportamento do público‑alvo, antecipam tendências de consumo e indicam ações que impulsionam as vendas.

Contudo, devemos considerar alguns aspectos importantes ao estruturar uma boa pesquisa de mercado. Esses aspectos são essenciais para uma estrutura prática e bastante eficaz que vai tornar sua empresa mais atrativa para as pessoas.

Pensando nisso, nós, do Rede Parcerias, preocupados em trazer conteúdos autênticos e sempre instrutivos, elaboramos os pilares que balizam uma boa pesquisa de mercado! Continue a leitura e entenda como elaborar a sua e ter retornos incríveis em suas vendas!

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado de técnicas de coleta e análise de dados que orienta empreendedores sobre as intenções de compra do público. Ela costuma anteceder o lançamento de um conteúdo, campanha ou produto, pois mostra, de forma objetiva, como os usuários se comportam diante da oferta.

Exemplo: se você gerencia uma linha de cosméticos e deseja lançar um batom, mas não sabe quais cores agradam mais nem quais atributos são prioridades, uma pesquisa direcionada reduz o risco e aumenta a chance de acerto.

Existem dois formatos principais:

A pesquisa primária, na qual a própria empresa que deseja conhecer o público-alvo elabora e aplica. Em contrapartida, uma empresa especializada em pesquisas de mercado, ou até mesmo pessoas contratadas pela empresa interessada nos dados, executa a pesquisa secundária.

Em geral, organizamos e executamos um estudo mercadológico para coletar dados estruturados. Assim, finalmente os analisamos e interpretamos para definir os próximos passos de uma campanha ou produto, sempre de acordo com o que a coleta revelou.

Qual o objetivo de uma pesquisa de mercado? + Importância

Empresas de todos os portes podem (e devem) recorrer a pesquisas de mercado. O principal propósito é orientar decisões baseadas em dados concretos, elevando a taxa de conversão. Entre os benefícios estão:

  • Ter em mãos um aparo documentado para tomada de decisões mais assertivas e efetivas;

  • Contar com informações verídicas para resolução de certas adversidades;

  • Conhecer realmente e profundamente o mercado que você deseja atingir;

  • Entender as verdadeiras e reais necessidades de seus consumidores, como preferências, gostos pessoais, modos de compra, etc;

  • Investigar tendências e hábitos de compra dos clientes e, dessa forma, fazer adaptações para que a empresa se adeque a eles;

  • Compreender como ocorrem as flutuações e mudanças de hábito dos clientes, visando entender e se adaptar a eles;

  • Investigar nichos de mercado mais próximos e possíveis de investimento;

A importância desse tipo de análise é tamanha que, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP), o setor movimenta, mundialmente, cerca de US$ 80 bilhões por ano, evidenciando o valor estratégico que as empresas atribuem a esse tipo de estudo.

Quais os tipos de pesquisa de mercado?

Existem diversos métodos que podem ser utilizados em uma pesquisa de mercado. Selecionamos os mais usados, porém não se prenda a isso! Opte por aquele que melhor se adequa aos seus propósitos.

Teste de mercado

São avaliações que objetivam conhecer melhor e mais profundamente a ideia que os usuários de seu produto fazem dele e, em alguns casos, da sua empresa. Normalmente é feita com antecipação à estreia do produto no mercado, pois assim é possível elaborá-lo de acordo com as preferências dos clientes.

Vamos imaginar que você queira lançar um perfume diferente e visionário em relação aos disponíveis no mercado. Contudo, não sabe quais são os aspectos mais importantes para usuários em geral.

Nesse momento, você pode fazer uso de um teste com as características descritas acima. Assim, será possível mensurar melhor como produzir o produto!

Entrevista de mercado

As entrevistas permitem que a execução do teste seja mais flexível, pois podem ser feitas por telefone, presencialmente, por e-mail ou, até mesmo, via meet. Com o avanço da tecnologia foi possível configurar novos meios de entrevistar alguém! 

No entanto, este é um modelo que requer um pouco mais de investimento, tendo em vista que você precisará dispor de tempo para fazer as perguntas.

Questionário de mercado

É um dos modelos mais investidos por empresários, uma vez que é possível coletar os dados por meio presencial ou online. A vantagem de aderir a questionários de mercado é que eles podem levantar informações de maneira mais rápida e assertiva.

Assim, é possível que, em pouco tempo, os dados sejam tabulados e analisados no mesmo dia da coleta. Além disso, o método oferece uma melhor e maior garantia da veracidade dos dados, bem como é mais econômico e, quando feito online, não precisa dispor de alguém aplicando as perguntas.

Observação de mercado

É o modelo mais clássico de estudo mercadológico. Muito usado para pesquisas que queiram precisão e dados exatos, além de ser bastante econômico. Pode ser feito de duas maneiras:

  • Por meio de uma observação presencial, com o analista no local a ser analisado;
  • Por meio de uma ação online, com base em mineração de dados, analisando o movimento e comportamento dos usuários na rede.

Esse tipo de pesquisa é muito usada por analistas de redes sociais e especialistas em SEO, uma vez que revela todos os aspectos relevantes sobre atitudes de compras, o que engloba a personalidade do cliente de maneira global!

Como fazer uma pesquisa de mercado eficiente?

Antes de elaborar perguntas, defina claramente por que a pesquisa será feita, quem será investigado e quantas pessoas representarão o universo desejado. Depois, siga essas três fases:

01. Fase de preparação

Esse momento é a etapa que antecede a pesquisa de maneira efetiva. Nessa fase é preciso, antes de lançar as perguntas, pensar em todo contexto que envolve o nicho que você deseja atingir. Sendo assim:

  • Objetivo da pesquisa: Antes de pensar em quem serão as pessoas questionadas, o objetivo de seu estudo precisa estar bem definido. Pense bem nessa questão, pois ela faz total diferença na execução da pesquisa;

  • Público alvo: definição das pessoas envolvidas e consideradas para aplicação do questionário. Essas pessoas são hipotéticas, porém representam pessoas reais e com intenções de compra verdadeiras;

  • Amostragem: é preciso traçar uma régua e mensurar quantas pessoas serão entrevistadas. Uma pesquisa de caráter controlável ajuda na organização dos dados, bem como a chegar no objetivo desejado.

02. Fase de ação

Já na fase de ação é que deve acontecer a aplicação de questionários. Aqui é necessário considerar questões de logística da aplicação, estrutura das perguntas, bem como em quais canais ela será utilizada. Para isso, considere os seguintes aspectos:

  • Definição das perguntas: estruturar as perguntas, definindo quais questionamentos integrarão a pesquisa, é um dos aspectos mais importantes de um bom estudo mercadológico. Tenha sempre em mente que elas precisam ser objetivas e não dar margem para interpretações dúbias e confusas;

  • Como elas serão aplicadas: Quem serão as pessoas que irão aplicar as perguntas? Você irá contratar uma empresa especializada ou uma pessoa em específico? Essas perguntas são muito importantes para definir de que maneira o questionário será executado;

  • Em que canais estarão disponíveis: os canais que serão utilizados precisam estar em concordância com o seu objetivo geral. Talvez uma pesquisa aplicada por meios digitais não funcione considerando o público alvo que deseja atingir! Pense nisso para não correr o risco de fracassar na aplicação;

  • Levantamento dos dados: aqui, a questão toda está em volta do princípio da ética. Muitas empresas renomadas, inclusive, não revelam qual organização está propondo a pesquisa, pois assim evitam possíveis usuários descontentes ou insatisfeitos com a empresa em questão, evitando que eles se recusem a responder!

03. Fase de reflexão

Com os dados coletados, inicie a análise limpando inconsistências e organizando as respostas em planilhas ou gráficos.

Identifique padrões e tendências por meio de estatísticas simples, como médias e frequências. Interprete os resultados com imparcialidade e, com base neles, defina ações práticas para aprimorar produtos, comunicação ou estratégias de venda.

Como fazer pesquisa de mercado online?

Ferramentas digitais podem ser ótimas aliadas para ampliar o alcance da pesquisa com os custos reduzidos. Experimente:

  • Formulários: Google Forms, Typeform ou SurveyMonkey para questionários rápidos;

  • Redes sociais: enquetes no Instagram, X (antigo Twitter) ou LinkedIn para testar conceitos;

  • Painéis on‑line: plataformas como Toluna ou Opinion Box para recrutar amostras segmentadas;

  • Análise de dados públicos: Google Trends e Social Listening para monitorar menções e volume de busca.

Conclusão

A pesquisa de mercado é a ponte entre o que sua empresa supõe e o que o cliente realmente deseja. Escolha o método adequado, aplique‑o de forma ética, analise os resultados com profundidade, e transforme conhecimento em crescimento.

Quer continuar aprendendo? Confira outros artigos do nosso blog e aprimore ainda mais suas estratégias de vendas!