Parcerias estratégicas: como ter os melhores parceiros para sua marca

Associar-se a outras empresas já consolidadas no mercado pode ser uma ótima forma de desenvolver parcerias estratégicas para impulsionar o crescimento orgânico de estabelecimentos menores ou que ainda não possuem uma base de clientes fiéis e consistente.

Além disso, empresas que já possuem autoridade em seu nicho de atuação e que desejam ampliar seus públicos-alvo, explorar um novo mercado ou, então, aumentar seu fluxo de vendas, também podem se beneficiar de colaborações formadas com empresas de nichos complementares. 

Apesar de existirem diversas modalidades de parcerias e numerosas empresas cujos objetivos podem estar alinhados com os propósitos do estabelecimento em questão, firmar uma sociedade comercial pode ser um processo bastante confuso e, dependendo do caso, também arriscado.

Por isso, é necessário possuir um planejamento estratégico em relação às parcerias, definindo minuciosamente os objetivos das empresas, os benefícios mútuos e individuais da aliança e, o mais importante, quais estabelecimentos se encaixam ou não nos requisitos da parceria.

Para lhe ajudar nesta tarefa, separamos um guia completo para ter os melhores parceiros para sua marca. Siga a leitura para conferir! 

O que é uma parceria estratégica?

Parceria estratégica é uma aliança colaborativa entre duas ou mais empresas, organizações ou indivíduos, que buscam objetivos comuns e benefícios mútuos. Elas são estabelecidas com base em uma relação de confiança, compartilhamento de recursos, conhecimentos e esforços para atingir metas. 

Em uma parceria estratégica, as empresas associadas permanecem independentes, compartilhando os benefícios, os riscos e o controle das ações conjuntas, além de fazer contribuições contínuas em áreas estratégicas previamente estabelecidas.

Na maioria das vezes, elas são estabelecidas quando há a necessidade de expandir uma empresa, seja geograficamente, financeiramente ou comercialmente, de maneira rápida e orgânica, ou, então, investir em um novo nicho de mercado com o qual o estabelecimento não esteja familiarizado ou não possua recursos suficientes.

As empresas que decidem buscar parcerias estratégicas devem introduzir mudanças em todos os níveis do estabelecimento, incluindo na estrutura organizacional, processual e comercial, além de reforçar integralmente o comprometimento de seus times e equipes em relação aos objetivos individuais e coletivos da parceria.

No entanto, também é possível fazer parcerias com foco em comunicação e divulgação, como, por exemplo, uma campanha de divulgação nas redes sociais. Além disso, é sempre possível usar da criatividade para criar novas formas de parcerias que podem trazer benefícios. 

Como estabelecer parcerias estratégicas?

Uma das etapas mais importantes ao se considerar o estabelecimento de uma parceria comercial é a escolha do aliado ideal. Caso uma empresa associe-se a um parceiro cujos objetivos e ideais estejam desalinhados com sua visão comercial, é provável que a aliança não atinja os propósitos esperados e delineados previamente, criando uma situação de conflito, prejuízo e insatisfação.

Os principais pontos a serem considerados ao escolher um parceiro ideal e formar uma aliança estratégica bem-sucedida e duradoura são:

  • Ter objetivos claros: é necessário estabelecer objetivos e metas claras, garantindo que todas as partes envolvidas saibam exatamente o que a empresa faz, o que procura e o que deseja da parceria. Isso garante com que todos estejam alinhados e na mesma página em relação aos objetivos e propósitos da aliança.
  • Pesquisar minuciosamente sobre a empresa parceira: é imprescindível ter um entendimento completo em relação ao funcionamento da empresa parceira, seus serviços e produtos oferecidos, assim como no que diz respeito a outras parcerias já realizadas anteriormente.
  • Ter honestidade: ser honesto e transparente é a maneira mais fácil de ganhar a confiança de alguém, além de garantir que ambas as partes tenham um conceito claro do que esperar da parceria em potencial.
  • Manter uma boa comunicação: manter contato com a empresa parceira é uma ótima maneira de estabelecer um bom relacionamento e descobrir novos objetivos ao longo do caminho. Fazer check-ins semanais ou quinzenais para discutir sobre as preocupações do mercado ou apenas para ver como as coisas estão indo criará uma sensação de confiança em ambas as partes e garantirá uma transição mais calma em relação a problemas ou mudanças nos processos em questão.

Exemplos de colaborações estratégicas

As parcerias comerciais podem ocorrer de diversas maneiras e em várias modalidades, sempre alinhadas aos objetivos e propósitos das empresas envolvidas. Alguns exemplos de como dois estabelecimentos ou mais podem se associar para se beneficiarem mutuamente através das vantagens de cada um são:

  • Link building: o link building é uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) cujo principal objetivo é aumentar o tráfego orgânico em uma página web, site ou rede social. Através da parceria entre duas empresas que atuam em nichos iguais, complementares ou semelhantes, é possível compartilhar mutuamente links externos e impulsionar a quantidade de visitantes de um site para o outro.
  • Afiliados: a parceria de afiliados é um método de associação baseado na distribuição, publicidade ou vendas de produtos e serviços de uma empresa por outra pessoa ou estabelecimento. Essencialmente, as empresas se beneficiam monetariamente através dos esforços de parceiros afiliados e, estes, por sua vez, aumentam sua receita sem a necessidade de investir recursos, criar estoque, cumprir pedidos ou lidar com o atendimento ao cliente.
  • Clube de benefícios: os clubes de benefícios, patrocinados por varejistas e outras empresas, oferecem recompensas, descontos e outros incentivos especiais como forma de atrair e reter clientes. Eles são projetados para incentivar a repetição de negócios, oferecendo às pessoas uma recompensa pela fidelidade à empresa ou marca.

Resultados que podem ser alcançados através de parceiros engajados

As principais razões pelas quais empresas diferentes decidem se unir e estabelecer parcerias estratégicas estão relacionadas ao aumento de receita, captação e retenção de novos clientes e expansão de mercado.

Entretanto, para que os objetivos de uma associação comercial sejam alcançados de maneira orgânica e bem-sucedida, é necessário que as alianças estabelecidas com as empresas parceiras sejam analisadas estrategicamente e gerem um alto engajamento para ambas as partes.

Os resultados que podem ser alcançados através de parcerias estratégicas com empresas engajadas são:

  • Uma nova base de clientes: uma parceria estratégica com empresas engajadas significa acesso a novos clientes e a oportunidade de publicidade gratuita. Ao fazer uma parceria com outro estabelecimento, é provável que a clientela de ambas as empresas se juntem oferecendo benefícios para ambas as partes.
  • Inserção em novos nichos e mercados. A associação entre empresas engajadas que já possuem autoridade em seus meios de atuação, proporciona aos estabelecimentos parceiros a inserção orgânica, rápida e de baixo custo, em outro nicho, de maneira organizada e bem-sucedida.
  • Aumento da autoridade e consciência da marca: o estabelecimento de uma aliança estratégica com empresas engajadas aumentará, automaticamente, a consciência  e autoridade de uma marca em um novo mercado, permitindo que a organização parceira alcance um público mais amplo sem investir tempo e capital extra.
  • Crescimento orgânico e acelerado: uma aliança estratégica proporciona às empresas parceiras um maior número de mão de obra, além de um conjunto de habilidades completamente novas e um conjunto de conhecimentos inéditos, fazendo com que os objetivos de ambas as empresas sejam alcançados de maneira mais rápida e mais eficaz.

Conclusão

As alianças estratégicas são uma ótima maneira de empresas parcerias estimularem seus crescimentos e potencializarem seus lucros de maneira orgânica e eficaz. Entretanto, apesar de os benefícios mútuos serem enormes, é fundamental fazer uma pesquisa e planejamento estratégicos primeiro.

Encontrar o parceiro certo, estabelecer as expectativas e objetivos de maneira clara para ambas as partes e ter metas e propósitos bem delineados são essenciais para estabelecer uma parceria bem-sucedida.

Aqui no Rede Parcerias, contamos com centenas de parceiros que agregam valor à marca de nossos clientes e oferecem benefícios exclusivos para os usuários de nossos clubes. Acesse o nosso clube demonstrativo para conhecê-los.