Sumário
- 1 Afinal, por que fidelizar?
- 2 10 dicas de como fazer seus clientes voltarem sempre!
- 3 1. Empatia em primeiro lugar
- 4 2. Entenda a intenção de compra do seu cliente
- 5 3. Tenha um diferencial no atendimento
- 6 4. Clube de Benefícios: o melhor investimento para fidelizar clientes
- 7 5. Clientes fiéis merecem mais
- 8 6. Confie no seu potencial de seu produto ou serviço
- 9 7. Mantenha contato com seu cliente
- 10 8. Pós-venda é muito importante
- 11 9. Reconheça a importância do cliente
- 12 10. Estude seu cliente sempre
- 13 4 ferramentas que podem ajudar a fidelizar o cliente:
Mesmo com a presença cada vez mais intensa das tecnologias inovadoras nas empresas, muitas companhias ainda não pensam em fidelizar o cliente como uma estratégia. A verdade é que muitas delas continuam com um pensamento bastante automático, focando seus esforços no aumento das vendas e deixando de lado os clientes já conquistados.
Se você tem esse pensamento ou ainda não parou para pensar como manter um cliente pode ser tão vantajoso para o seu negócio quanto conquistar novos, esta publicação é para você.
Afinal, por que fidelizar?
Na era da transformação digital, o comportamento do público muda constantemente. Os usuários não buscam mais apenas um bom produto ou serviço, mas sim encontrar valor naquilo que estão comprando. Além disso, com as redes sociais, muitos clientes sentem necessidade de expressar sua opinião sobre a sua experiência, seja ela positiva ou negativa.
Dentro desse cenário, muitos empreendedores têm investido em iniciativas de relacionamento que os ajudem a enxergar as necessidades do seu público, uma vez que o retorno do cliente é sempre muito importante para que a empresa consiga estabilidade como uma marca de referência!
É neste momento que o Rede Parcerias irá te ajudar a fidelizar o seu cliente. Quer saber 10 dicas de fidelização e fazer com que seus clientes retornem sempre? Continue com a gente e entenda tudo sobre o assunto!
10 dicas de como fazer seus clientes voltarem sempre!
Efetivar uma venda é muito importante para qualquer empresa, esse é o grande objetivo de se ter um negócio. Contudo, muitos empresários têm dificuldade de manter um bom relacionamento com o cliente para que ele se mantenha recorrente com a marca.
Essa situação tem levado muitos empreendedores a procurarem soluções para a evasão dos clientes, justamente por acreditarem que uma venda realmente efetivada demonstra uma atitude de intenção de retorno à compra do mesmo ou de um novo produto!
Pensando nisso, nós do Rede Parcerias desenvolvemos uma lista com 10 dicas essenciais para aqueles que acreditam na necessidade de manter seus clientes sempre dispostos a voltar a comprar e, assim, conseguir ao mesmo tempo fidelizar compradores e proporcionar uma ótima experiência de compra para o consumidor. Quer saber mais? Continue a leitura!
1. Empatia em primeiro lugar
Essa dica pode parecer ingênua para você, mas não é! Em uma situação comum, nós devemos ter empatia pelo nosso próximo, não é mesmo? Logo, teríamos também – e em principal – pelo nosso cliente. Infelizmente, nem sempre é assim.
Alguns feedbacks de consumidores têm revelado que eles se sentem insatisfeitos com o tratamento que recebem após ou até mesmo durante a venda, já que eles alegam – dentre outras coisas – que não são bem recepcionados e, inclusive, são tratados com indiferença no momento da compra.
Assim, tente sempre se colocar no lugar do cliente! Imagine como você gostaria de ser tratado durante uma compra e também depois dela. Para conseguir isso e garantir que ele sinta esse cuidado da sua empresa para com ele, você pode investir nas seguintes ações: ter um canal de escuta do cliente, treinar a equipe de atendimento e investir em Experiência do Cliente.
Essas ações não são somente importantes, como também essenciais, já que a satisfação do comprador deve ser ser a meta daqueles que desejam manter o fluxo de manutenção de clientes e conseguir que eles se tornem consumidores fiéis.
2. Entenda a intenção de compra do seu cliente
Vender não é somente apresentar um produto, mas sim entender o que o seu cliente deseja. Já parou para pensar que hoje não vendemos mais “coisas”, mas sim situações e sensações que o objeto comprado pode proporcionar?
Veja bem, quando compramos um tênis para ir a determinado lugar, seja trabalho ou passeio, não pensamos no tênis em si, mas no conforto, praticidade e versatilidade de habitar diversos lugares que ele pode proporcionar, concorda?
É assim também quando você está vendendo seu produto! Por isso, antes de sair apresentando inúmeros equipamentos ou serviços ao cliente, pense em atender a uma necessidade específica. Assim, além de poupar tempo demonstrando artigos que não tenham a ver com a intenção de compra, você também conseguirá efetivar muito mais facilmente a venda!
Aliás, esse aspecto é importante para conseguir que seus clientes se mantenham recorrentes com a marca, pois atribui um caráter de preocupação e entendimento real das necessidades dos seus consumidores, já que eles entendem que conseguiram encontrar o lugar certo para comprar!
3. Tenha um diferencial no atendimento
Ter um diferencial no atendimento não é somente a simpatia – que na verdade é o mínimo – no contato com o cliente. Mas sim apresentar motivos reais e diferenciados que façam seu cliente compreender como ele está em vantagem ao comprar com a sua empresa.
O diferencial no atendimento vem do quão bem preparada está a sua equipe, não apenas para vendas, mas para todo o contato que o cliente venha a ter com a marca. Por isso, como destacado no tópico sobre empatia, treinamentos são essenciais e fazem com que todos na empresa possam também transmitir os mesmos valores.
4. Clube de Benefícios: o melhor investimento para fidelizar clientes
O Clube de Benefícios é uma estratégia poderosa para fidelizar os clientes. Isso porque em um programa de incentivos, os clientes têm acesso a benefícios exclusivos e as empresas têm a oportunidade de se aproximar cada vez mais do seu público.
Oferecendo vantagens relevantes, o seu cliente consegue perceber valor do seu clube de benefícios para ele e, com isso, motivos para continuar se relacionando com a sua empresa e assinando o seu serviços.
Segundo dados da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), isso ocorre porque os clientes atuais buscam cada vez mais aproveitar as oportunidades.
Como resultado, a pesquisa da associação apontou que o percentual de pessoas que preferem e concentram suas compras em marcas que oferecem programas de fidelidade passou de 65%, em 2019, para 72%, em 2022. O que comprova a importância dessas vantagens.
Além disso, um Clube de Benefícios também oferece parcerias com grandes marcas, o que garante maior credibilidade no mercado e faz que a marca se destaque na conquista pela confiança do seu público.
Por tudo isso, ter um Clube de Benefícios pode ser também o diferencial que você estava precisando na hora de atrair novos clientes para o seu negócio.
5. Clientes fiéis merecem mais
Sim, seus clientes fiéis merecem mais! Demonstrar interesse em reconhecer a grande contribuição de um consumidor fiel é, além de uma atitude positiva para o marketing da empresa, também um ótimo incentivo para mantê-los com sua marca.
Dessa forma, clubes VIPs, como os de benefícios, fazem com que o seu cliente consiga usufruir de vantagens que superam a expectativa que ele tinha no início, deixando-o encantado.
Por exemplo, se um cliente assina um plano de saúde, e além de ter acesso a um excelente serviço, ele também conta com um clube repleto de benefícios, como descontos, sorteios; ele terá ainda mais razões para continuar fiel a sua marca.
6. Confie no seu potencial de seu produto ou serviço
Não adianta nada oferecer inúmeras vantagens aos seus clientes se você não confia na solução que sua empresa oferece. Essa atitude pode ser tão nociva quanto a falta de empatia com o cliente, já que mostra ao público que a própria gestão não confia no serviço que oferece.
Isso, pois, além de você – enquanto gestor – assumir uma postura de descrença do seu negócio, o que já é péssimo para aqueles que pesquisam empresas do segmento para efetivar uma compra, também acaba proporcionando insegurança ao consumidor que tem intenção de adquirir um produto ou serviço.
É preciso assumir uma postura sempre positiva em relação ao seu negócio, o colocando como um top 1 do segmento que integra. Assim, além de conseguir elevar o status da sua empresa enquanto referência no ramo, você também acessa a vantagem de passar ao cliente a certeza de que ele não errou na escolha e está comprando com a melhor.
7. Mantenha contato com seu cliente
Ao efetivar uma venda, é preciso manter o contato constante com o cliente para que na hora que ele precise pagar a fatura, não queira cancelar por motivos de ausência da empresa.
Diante disso, existem ferramentas bastante interessantes para aqueles que desejam estabelecer uma relação realmente presente entre empresa e cliente. Muitas delas são bastante simples – já adianto que iremos mostrar 4 exemplos mais à frente – e podem ser muito bem administradas com tranquilidade.
8. Pós-venda é muito importante
Parece uma revolução nos modelos tradicionais de venda, mas investir em um sistema pós-venda pode ser um sacada muito interessante para quem deseja manter um fluxo de fidelização de clientes.
Há diversas formas de questionar o consumidor sobre a satisfação ao adquirir seu produto ou serviço. Isso pode ser feito por ligação – que é o modelo mais clássico – ou até mesmo instalando um avaliador de compra no aplicativo de venda – caso você tenha um, claro.
O importante é demonstrar para o seu cliente que ele foi lembrado não somente no ato da compra, mas também no percurso de uso do produto ou serviço. Assim, além de seu cliente perceber uma atitude responsiva por parte do estabelecimento de venda, faz com que ele deseje manter a relação com a sua empresa.
9. Reconheça a importância do cliente
Reconhecer a importância do cliente para ganhos é algo que os gestores fazem diariamente, porém muitos não conseguem demonstrar essa importância para o consumidor propriamente dito, o que faz com que muitos acreditem que a companhia não valorize o investimento que ele está fazendo.
Por isso, além de estabelecer a importância que um cliente possui entre os seus vendedores e demais funcionários, peça para que eles demonstrem isso no próprio contato com o cliente, deixando sempre explícito que é essencial para a empresa que ele a reconheça como uma parceira, não somente como um comércio.
10. Estude seu cliente sempre
Estudar o cliente vai muito além do que compreender o que ele deseja comprar, pois é preciso mais do que oferecer um produto interessante ou um serviço necessário para que ele decida que sua empresa vale o investimento.
Por isso, muitas empresas têm investido em um time de funcionários que estudam o comportamento de mercado, bem como as tendências dos usuários – clientes – ao desejarem um produto ou serviço do seu nicho.
Essa atitude é um diferencial no longo prazo, já que – mesmo que você estabeleça um foco no tipo de cliente que deseja – é muito mais fácil fazer com que um consumidor que realmente quer o seu produto consiga adquiri-lo.
Bacana, não é mesmo? E o mais interessante é que essas dicas são fáceis de serem executadas. Porém, tenha em mente que, para que elas realmente funcionem, é preciso que a sua empresa se adapte ao uso de algumas ferramentas. Vem saber mais sobre elas!
4 ferramentas que podem ajudar a fidelizar o cliente:
Disparo de e-mail marketing
Muitos empreendedores ainda questionam se o e-mail marketing ainda é uma estratégia válida, principalmente se você considerar o leque de novas ferramentas. Deixe-me adiantar com essa resposta: sim, vale muito a pena!
Segundo a Pew Research, 92% dos usuários online utilizam e-mail e 72% dos consumidores escolhem o e-mail como o melhor canal para receber informações. Ou seja, embora as redes sociais sejam muito populares, o bom e velho e-mail ainda é a melhor forma de iniciar uma conversa e dar o próximo passo para fidelizar o cliente.
Divulgação através das redes sociais
Não é muito estranho encontrar empresas que ainda resistem a apostar nas redes sociais, acreditando que o seu público não estará lá. De acordo com uma pesquisa do Hootsuite, 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais e 58% já buscou por um serviço ou produto pela internet.
Divulgar seus benefícios através dos perfis da sua empresa nas redes sociais pode ser a melhor maneira de começar um diálogo e fidelizar o cliente. Através de publicações no Facebook ou em outra rede social, você tem a oportunidade de impactar o seu público com os seus diferenciais.
Disparos de SMS para base de usuários
Muitos questionam a relevância desta estratégia, mas as estatísticas mostram que o interesse por este canal ainda é alto e que sua efetividade segue relevante. A capacidade de entrega do SMS é o seu grande atrativo, chegando a 98% de taxa em um disparo, graças à quantidade de usuários com dispositivo móvel que chegam a 6,8 milhões.
Outra grande vantagem da comunicação via SMS é que o conteúdo tem um tempo médio de leitura de 5 segundos, ou seja, altamente instantânea. As estatísticas também afirmam que 90% dessas mensagens são abertas e lidas em um prazo máximo de 3 minutos após o recebimento. Para que a mensagem tenha o impacto desejado, esta precisa ser curta e despertar a curiosidade do usuário em poucos caracteres.
Comunicação através de notificações push
As notificações push são um canal relativamente recente, mas eficaz . O usuário pode receber notificações de promoções exclusivas, novas parcerias e qualquer outro conteúdo que seja relevante sem precisar estar com o aplicativo aberto.
60% dos usuários permitem o envio de notificações, fazendo com que a sua taxa de entrega seja maior do que os de outros meios. Além de ter uma taxa de abertura 50% maior do que o e-mail marketing e uma taxa de retenção de 93% do público segmentado.
O papel do Rede Parcerias na hora de Fidelizar o Cliente
O Rede Parcerias é um programa de Clube de Vantagens desenvolvido para potencializar o seu relacionamento com o cliente, o que vai muito além de oferecer boas parcerias e benefícios em uma plataforma totalmente online e personalizável.
Para que o seu negócio possa atingir seus objetivos, esta ferramenta de relacionamento acompanha tudo o que você precisa para tornar a fidelização possível para a sua empresa.
Todos os meses, a nossa equipe traz novas parcerias para o seu Clube de Vantagens. Você também pode controlar os seus benefícios e usuários através da nossa plataforma, gerenciando o acesso dos usuários e as ofertas que são mais interessantes para o seu público.
Entretanto, o que torna o Rede Parcerias um diferencial, quando se trata de relacionamento, é todo o suporte oferecido para que o seu cliente esteja sempre atualizado das novidades do seu Clube de Vantagens e, mais importante, cada vez mais próximo da sua empresa.
Por meio de uma plataforma de fácil gestão, você tem a sua disposição todos os canais de comunicação citados acima, podendo se comunicar com os seus clientes através de campanhas de e-mail marketing, desenvolvidas de acordo com os interesses do seu público; disparos de SMS, comunicando novas parcerias; e notificações push, com benefícios imperdíveis que o seu cliente só irá encontrar no seu clube de vantagens.