6 dicas incríveis para aumentar as vendas da sua Corretora de Seguros

O mercado de seguros segue aquecido no Brasil. Só no primeiro semestre de 2022, o crescimento foi de quase 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nesse sentido, diversos são os  tipos de seguros vendidos, como os de vida, saúde e residencial.

Apesar das diferenças no tipo de garantia fornecida ao segurado, as seguradoras têm, como um objetivo geral, disponibilizar planos que garantam proteção dos seus usuários. E o papel das corretoras de seguros é fazer a intermediação entre esses dois grupos.

Pensando nisso, separamos 7 dicas para reforçar esse papel e aumentar as vendas da sua Corretora de Seguros. Confira!

Estude o Mercado para aumentar as vendas da sua Corretora de Seguros

imagem ilustrativa dos diferentes tipos de seguros

Como destacamos acima, diversos são os tipos de seguros. Logo, isso gera diferenças no mercado em que cada corretora vai atuar. E não só por isso, público alvo, concorrência maior ou menor e localidade em que está presente, também são outros fatores importantes e que influenciam nas vendas. 

Portanto, o primeiro passo da sua estratégia, deve ser um estudo de mercado.

Estudar o mercado, permite obter dados concretos e insights do que pode ser feito em todas as outras estratégias. É como conhecer o campo de batalha antes de pensar em formas de vencer a guerra. 

Assim, faça um mapeamento do seu nicho de atuação considerando os seguintes pontos:

  • Quem é o meu público alvo?
  • Quais são os concorrentes diretos do meu negócios?
  • Quais são as ameaças e oportunidades em relação ao meu serviço?
  • Quais as tendências do mercado no momento?

Entendendo quem é o seu público, quem são os concorrentes, as tendências do mercado em que está inserido, bem como as ameaças e oportunidades em relação ao seu serviço, você pode utilizar as informações para planejar os próximos passos. 

Tenha um planejamento de vendas

Após estudar o mercado, é hora de planejar como vão ser feitas as vendas. Nessa etapa, é essencial que sejam estabelecidas metas para guiar a sua equipe, e elas precisam estar alinhadas com os dados que você já tem em mãos.

Ter um planejamento de vendas, não se restringe a apenas estabelecer as metas, mas também a criar um plano efetivo para colocá-lo em prática. Por isso, é importante ter um método para traçar esses objetivos. Separamos como exemplo, a metodologia SMART. 

Metas SMART

SMART é uma meta específica, mensurável, atingível, relevante e temporal. Ou seja, ela reúne cinco critérios que devem ser usados na hora de planejar o seu alvo. Na prática, sua meta precisa ser: 

  • Específica (ex: em vez de quero aumentar as minhas vendas, quer aumentar as minhas vendas em 20%);
  • Mensurável (você precisa saber como vai acompanhar os resultados); 
  • Atingível (trabalhe com metas realistas, que sejam desafiadoras, mas que possam ser atingidas com planejamento);
  • Relevante (a meta precisa ser algo importante para as pessoas que vão trabalhar nela);
  • Temporal (estabeleça um tempo para que ela seja atingida).

Tendo as metas estabelecidas e um plano para colocá-las em prática, as próximas dicas são para potencializar os resultados das vendas. 

Invista em Marketing digital

imagem ilustrativa com os diferentes ícones de redes sociais

Uma das formas mais eficazes de chegar ao público, atualmente, é por meio do Marketing Digital. Essa estratégia, focada no online, traz um grande leque para interagir com o público alvo.

Segundo a pesquisa Digital Brazil 2022, o tempo médio dos brasileiros para o uso da internet é de 10 horas e 19 minutos, quando se considera a população com acesso a esse recurso. 

Isso, além de confirmar a importância do Marketing Digital, também chama a atenção para outro ponto. O tempo é dividido em diferentes âmbitos do online como sites, jogos e redes sociais. 

Por isso, separamos quatro ações de Marketing Digital para você trabalhar na sua seguradora e diversificar as formas de chegar ao seu público:

  • Blog

Escrever blogs são uma excelente alternativa para aumentar a autoridade da sua corretora, tanto para segurados, como para os mecanismos de busca. Além disso, você pode escrever sobre temas que eduquem o seu público, ou seja, que expliquem a importância dos seguros e a melhor forma de adquiri-los. 

  • Email Marketing

O E-mail Marketing pode ser trabalhado com diversos propósitos. Aqui, é importante que você crie fluxos com objetivos diferentes, como educar o lead, trazer insights sobre seguros, vendas, dentre outros.

  • Redes Sociais

As redes sociais são uma forma simples de chegar ao público. Dessa forma, aproveite essa visibilidade para produzir não apenas conteúdos que tentem vender, mas que também eduquem, engajem e humanizem. 

  • Anúncios Pagos 

Para fechar a lista, não deixe de fora o tráfego pago. Eles podem ir para várias plataformas, como Google e redes sociais, e serem assertivos no público que querem alcançar, desde que estejam alinhadas a uma estratégia e boas palavras-chave.

Realize estratégias de Outbound

Sabe aquele anúncio de um produto que você vê na TV? Ou os outdoors que você passa pela rua? Esses são exemplos de ações de Outbound Marketing.

O Outbound vai em busca de possíveis clientes, ou seja, é um tipo de prospecção em que as pessoas que serão abordadas ainda não conhecem o seu serviço. Assim, as estratégias que vão ser realizadas, buscam fazer com que esse grupo conheça o seu seguro e queira adquiri-lo ou saber mais sobre.

Algumas das ações que você pode utilizar para chegar a esse grupo, são:

  • Outdoors
  • Cold email
  • Panfletos
  • Publicidade em mídias eletrônicas (Rádio e TV)
  • Anúncio em jornais e revistas
  • Marketing de Influência

dentre outros…

Realize Follow-ups de vendas

Pessoas recebendo um chave, em referência ao fato de como um fallow-up pode ajudar a aumentar as vendas da sua corretora de seguros

O Follow-up de vendas é uma técnica de acompanhamento de uma venda desde o contato inicial até fechar o negócio. Com isso, é possível que se crie um relacionamento com o possível segurado, aumentando as chances de que ele decida ter o seguro que você está vendendo.

Para realizar essa estratégia, também é preciso um planejamento prévio. Logo, você deve decidir quantas vezes irá abordar o lead, como será feita essa abordagem e também de quanto em quanto tempo.

Outro ponto importante, é usar ferramentas que possam contribuir com essa ação. Assim, além de ligações e SMS, você também pode ter um fluxo de nutrição e follow-ups por e-mail e dispará-lo por um software de CRM.

Tenha um diferencial competitivo para aumentar as vendas da sua Corretora de Seguros

Para finalizar as nossas dicas, fechamos com o diferencial competitivo como forma de aumentar as vendas. 

Mas, o que seria esse diferencial?

O diferencial competitivo, é uma estratégia de oferecer aos segurados benefícios que os outros seguros não têm. Eles vêm para deixar o serviço ainda mais completo e aumentar as chances de atração e fidelização.

A melhor alternativa para garantir esse diferencial, é por meio de um Clube de Vantagens.

O Clube de Vantagens oferece diversos benefícios aos segurado como descontos, sorteios, gratuitos e jogos e conteúdos interativos, o que garante que o plano do seu seguro se torne ainda mais atrativo. 

Por isso, a sua corretora pode apresentar a proposta do Clube de Vantagens para as seguradoras com que trabalha e, após a contratação do clube, inserir o diferencial no discurso de vendas dos seus corretores.

Também vale lembrar que além de ser um diferencial aos segurados, o clube também pode ser usado como uma estratégia de incentivo e relacionamento com os corretores. Dessa forma, a sua corretora usa o clube e as ações de engajamento para se aproximar desse grupo e garantir que eles fiquem mais motivados para realizar as vendas.

Dicas anotadas? Não deixe de também acessar outros conteúdos do nosso Blog para aprender sobre outros assuntos.