Clube de Vantagens como diferencial no relacionamento com o cliente para o setor de seguros

Originado na Alemanha, a estratégia de utilizar o Clube de Vantagens como ferramenta de relacionamento começou a tomar força em 2001, quando o governo alemão restringia a oferta de descontos para grupos específicos de clientes, caracterizando esta prática como ilegal.

Para contornar as restrições impostas, o marketing desenvolveu um novo tipo de programa que não era baseado exclusivamente em descontos ou cashback, mas que também entregava valor e estimulava a fidelização. Sendo assim, foi criada uma ferramenta de relacionamento onde era praticada a oferta de valor, sem se basear nos descontos.

E assim nasceram os Clubes de Vantagens.

Hoje, os Clubes de Vantagens são uma das ferramentas mais utilizadas por empreendedores que visam a retenção de clientes, relacionamento e fidelização. Através de ofertas e promoções exclusivas para os usuários que participam do clube, a ideia é criar o vínculo entre ambas as partes.

O mercado de seguros no Brasil

Os seguros são um setor do mercado onde a compra ocorre com baixa frequência, mas que geram um alto envolvimento do comprador. Sendo assim, as estratégias de marketing que são empregadas neste setor visam uma mudança de foco da relação “compra-benefício” para a construção da marca no imaginário do público.

Também é preciso levar em consideração, neste caso específico, que o consumo no setor de seguros, muitas vezes acontece em situações extraordinárias, onde o consumidor não consegue avaliar o verdadeiro valor do produto que está adquirindo.

Nos últimos anos, com as urgências sanitárias surgidas com a pandemia, alguns setores de seguros cresceram no país. Estima-se que a contratação de seguro funerário cresceu cerca de 55% nos últimos dois anos. Além disso, como perspectiva futura para a área, a experiência do cliente e a inovação tecnológica são chaves para o contínuo crescimento. 

Esse aumento expressivo faz com que a concorrência aumente e que os consumidores fiquem mais exigentes na busca por seguradoras.  Assim, para conquistar e fidelizar o seu público, o setor de seguros precisava de uma estratégia que focasse na validação pós-compra, mais do que apenas no serviço em si. 

Dessa maneira, seguradoras de todo o Brasil que buscavam se diferenciar adotaram estratégias de relacionamento com o cliente que vêm fazendo a diferença no mercado de seguros do país.

O uso de Programas de Relacionamento no setor

Pesquisas apontam que os programas de relacionamento e fidelização têm sido uma das apostas mais bem-sucedidas de empresas do setor que compreendem o seu cliente em suas atitudes comportamentais.

Um estudo realizado sobre o impacto dos Clubes de Vantagens no setor de seguros no Brasil apontou que, em 1999, apenas uma seguradora desenvolvia algum tipo de Clube de Benefícios.

Mais de vinte anos depois, o cenário se encontra completamente diferente e, atualmente, as seguradoras, principalmente as que buscam se destacar da concorrência, contam com algum tipo de programa de relacionamento e fidelização.

Investir em estratégias de marketing de relacionamento é fundamental para o setor de seguros. Embora parte das seguradoras consiga entregar a estrutura de um Clube de Vantagens, poucas conseguem aplicar suas estratégias em sintonia com o plano de marketing.

Além disso, pensar em ter uma plataforma paralela – desde que com a identidade visual da marca – pode ser uma boa alternativa pensando em agilidade, praticidade e em captação de mais informações sobre o público, sem precisar abraçar totalmente essa demanda nos processos internos.

Em análise paralela, é possível entender que, as empresas que tiverem um conhecimento profundo dos seus consumidores terão uma vantagem competitiva considerável, pois assim será possível um melhor planejamento estratégico e ações que façam sentido para o público-alvo da corporação. 

Porque o Clube de Vantagens do Rede Parcerias é a melhor opção

Com mais de dez anos de experiência em Clubes de Benefícios, o Rede Parcerias é a melhor opção para empresas que buscam uma ferramenta de relacionamento realmente diferenciada das outras. 

O Clube RP conta com centenas de parceiros com descontos exclusivos, mas indo além dos descontos, a plataforma também tem uma curadoria de benefícios gratuitos, sorteios mensais, parceiros ESG, concursos culturais e muito mais, tudo para manter o seu público sempre engajado. 

Além disso, os clubes do Rede Parcerias são totalmente personalizados, com disparo de push, peças de comunicação todos os meses, SAC e contam com todo o suporte da nossa equipe de atendimento.

Quer conhecer mais sobre o Rede Parcerias? Preencha nosso formulário e acesse nossa plataforma demonstrativa.