Sumário
Segundo a mitologia grega, os Jogos Olímpicos surgiram por volta de 2.500 a.C. como uma homenagem de Hércules a Zeus. Com seu retorno em 1896, as Olimpíadas promovem a competição entre os povos, sendo uma celebração cultural sadia e unificadora.
Com o passar dos anos, os jogos olímpicos, assim como diversos outros eventos mundiais, tomaram proporções gigantescas devido à consolidação da internet que permite uma experiência interativa do público.
Nesse sentido, nos últimos dias, houve grande comoção na internet em relação aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Desde a abertura, vários momentos se tornaram virais, e atletas ganharam destaque nas redes sociais. A tendência é que isso continue até o fim do evento.
A grande proporção que os jogos olímpicos tomaram com o passar dos anos, nos propõe uma reflexão sobre o poder do Marketing Digital. Vejamos alguns insights a seguir.
As olimpíadas nas Mídias Sociais
As redes sociais estão em crescimento exponencial e, atualmente, de acordo com a Statista, a cada 10 pessoas, 6 estão conectadas nelas. Por isso, vamos ver algumas informações sobre como as mídias online influenciam os jogos olímpicos:
Mandou bem no jogo? Mandou bem nas redes sociais
A cada nova Olimpíada, os competidores podem ver refletidos em suas próprias redes o resultado de suas competições. No caso do Brasil, quem leva o país ao pódio pode ver seus números de seguidores aumentar de forma significativa.
Além do engajamento espontâneo dos telespectadores, a CazéTV, uma das principais plataformas de transmissão dos jogos, dedica momentos específicos para divulgar as redes sociais dos atletas e promover um ‘mutirão’ de seguidores, ampliando ainda mais o alcance.
Assim, em 2021, a ‘fadinha’ Rayssa Leal, vice campeã olímpica, ganhou cerca de 800% de seguidores em suas redes sociais, segundo artigo do TecMundo. Isso facilita a captação de novos patrocinadores, além de mantê-los na mídia.
Os bastidores das olimpíadas nas Redes Sociais
Outro ponto importante da presença online nas Olimpíadas de Paris é a possibilidade de acompanhar os bastidores da competição através das redes sociais dos atletas. Sendo assim, o público que acompanha os jogos pela internet tem uma experiência muito mais ativa nos jogos.
O fato de tornar o telespectador um agente ativo no evento, faz com que a celebração também se torne mais interativa, tendo um engajamento maior do que se houvesse apenas o acompanhamento presencial e pela TV.
Nesse sentido, podemos acompanhar os treinos e momentos de descontração dos atletas, o que contribui para uma visão mais humana que apenas assistir às competições oficiais. Isso cria uma conexão maior entre o público e os competidores.
Redes sociais e a aproximação com o público
Depois dos tópicos 1 e 2, você já deve ter percebido o quanto os Jogos Olímpicos promovem uma verdadeira aproximação com o público, não é? Todos os olhos se voltam para o evento, e a interação nas redes sociais é feita de forma eficaz e certeira.
Nesse sentido, podemos citar alguns momentos que já foram destaque esse ano, como a imagem do surfista Gabriel Medina, tirada pelo fotógrafo francês Jerome Brouillet, que foi parar nos principais sites de notícias do mundo, e rendeu diversos memes nas principais redes.
Além disso, também podemos atleta de ginástica artística, Julia Soares, que se destacou na sua primeira participação na competição e logo no seu primeiro dia ganhou mais de 200 mil seguidores no Instagram, número que só tende a crescer ao longo dos dias.
Esses e outros acontecimento jamais teriam o mesmo impacto se não existissem pessoas de diferentes partes do mundo se conectando através da internet. E isso tem uma grande importância para a visibilidade dos atletas.
Como aproveitar desse engajamento nas redes sociais?
Quando falamos da importância da presença digital para as empresas, é possível traçar um paralelo com esses resultados extra-campo para os atletas: uma boa entrega gerando mais engajamento e a presença online gerando melhor comunicação com o público.
Por isso, investir na sua comunicação online é fundamental! Mais engajamento e comunicação aproximada podem ser o que falta para ter um público fidelizado com a sua marca.
Portanto, é muito importante aproveitar os assuntos em alta para criar conteúdos compartilháveis nas redes da sua marca. Visto que, falar sobre um assunto viral traz a possibilidade de maior engajamento.
Uma das maneiras de investir no Marketing Digital da sua empresa é através de um Clube de Vantagens do Rede Parcerias. Isso porque além de uma plataforma de descontos, você entrega uma experiência de engajamento e ainda promove um melhor relacionamento com o seu público.
Acesse nossa plataforma demonstrativa e conheça a melhor solução para o seu negócio.