Comunicação otimizada com pacientes: 4 dicas para colocar em prática e fidelizar seus clientes

Uma comunicação otimizada com os pacientes é aquela que, por ser clara e empática, tende a ser efetiva e satisfatória para ambas as partes envolvidas. 

Para ser bem-sucedido no quesito da clareza comunicacional, o profissional de saúde deve ser capaz de fornecer informações precisas sobre diagnósticos, tratamentos e cuidados de acompanhamento de maneira objetiva e concisa

Por isso, é muito importante adequar a mensagem a ser transmitida a uma linguagem acessível e fácil de entender.

Já o quesito empatia, por sua vez, é contemplado quando o profissional demonstra uma preocupação genuína pelo bem-estar do paciente, ouvindo atentamente suas preocupações e respondendo de maneira apropriada a todas as suas perguntas. 

Uma consequência naturalmente positiva de uma comunicação empática é a redução significativa dos efeitos negativos da ansiedade e insegurança do paciente sobre o tratamento ao qual está se submetendo. 

Assim, a comunicação otimizada com pacientes deve resultar em uma experiência satisfatória, na qual eles se sintam bem atendidos, compreendidos e apoiados. 

Afinal, conforme pesquisa do CX Trends 2023, 61% dos consumidores esperam ter experiências cada vez mais naturais e fluidas.

Mas, o que analisar para garantir esse tipo de comunicação e fidelizar os seus clientes da área da saúde? 

Separamos quatro dicas práticas para você colocar em prática na sua clínica. Confira!

Analise a Política de Uso das ferramentas de comunicação com clientes

Política de uso se refere a um conjunto de regras ou diretrizes que uma organização ou empresa estabelece para definir o uso apropriado de seus recursos, serviços ou produtos.

Essas políticas podem variar amplamente dependendo da natureza da organização e dos recursos em questão. Entretanto, geralmente abordam questões como usos considerados aceitáveis, bem como restrições/ penalidades decorrentes de usos não-aceitáveis. 

Além disso, tais conjuntos de regras normalmente são escritos com base em boas práticas de comunicação focadas em evitar situações de desconforto para quem recebe as comunicações.

Assim, antes de tentar inserir qualquer ferramenta com o objetivo de ter uma comunicação otimizada, é necessário ler a sua política de uso, o que ajudará a evitar reclamações de pacientes e outros efeitos negativos para a sua marca e sua empresa como um todo.

Use a segmentação para ser mais eficaz na comunicação com pacientes

Segmentar a comunicação é ser o mais específico possível no direcionamento do contato com os pacientes.

Por exemplo, suponha que você vai começar a oferecer atendimentos para um determinado procedimento estético na sua clínica, mais buscado por mulheres de 30 a 55 anos e deseja comunicar a novidade.

Esse é o momento de criar algo específico para esse grupo, por meio de perguntas como: qual a linguagem é mais adequada? Em qual canal elas estão presentes?

Portanto, é imprescindível saber exatamente quem deve e quem não deve receber a mensagem.

Ferramentas de marketing como a do Saúde Vianet são perfeitas para isso, pois já tem a lista de contatos integrada com o cadastro de pacientes da clínica e irá facilitar o caminho para garantir a comunicação otimizada.

Canais para a comunicação

WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, e-mail… diversos são os canais disponíveis para notificar e passar informações importantes para os pacientes via mensagens. Além disso, eles permitem mesclar diversos formatos, como texto, imagem, áudio e vídeo com facilidade. 

Há também o SMS, que apesar de ser um pouco mais limitado, permite passar mensagens curtas e é recebido por aparelhos sem acesso a internet, sendo, por isso, ainda muito importante para passar informações rápidas, objetivas e de alta relevância. 

O importante aqui, é considerar o que faz sentido para a sua clínica, analisando em qual canal será mais fácil de manter um contato com os clientes e garantir o sucesso da sua estratégia de relacionamento e marketing. 

Tenha um Clube de Vantagens 

A última dica, é para clínicas que possuem planos de assinatura para pacientes. 

Nesse caso, é possível investir em estratégias mais sólidas de relacionamento que irão gerar boas experiências e garantir uma comunicação diferente da rotineira.

O Clube de Vantagens funciona como uma plataforma de benefícios que estão sempre disponíveis para os clientes, incluindo descontos, sorteios, conteúdos gratuitos, jogos com prêmios e muito mais. 

Com isso, são geradas comunicações mensais para você usar com o seu público.

Imagine o cenário: além de ter acesso ao seu conjunto de serviços, o cliente passa a ter acesso a diferentes benefícios, que podem ser usados diariamente. Isso se torna um diferencial da sua marca/ empresa em meio à concorrência. 

Adotar esta estratégia, portanto, irá permitir que você esteja sempre destacando os seus diferenciais, tornando suas comunicações ainda mais completas e atrativas. 

Dessa forma, lembre-se sempre da importância de garantir um algo a mais que contribui para a satisfação das pacientes. 

Conclusão

Em resumo: quando se trata de comunicação, é importante capilarizar a mensagem do valor que a sua marca/ empresa é capaz de entregar.

A comunicação que combina vários meios diferentes garante um relacionamento com diferentes perfis de clientes, com diferentes comportamentos de uso de tecnologia e, consequentemente, uma comunicação otimizada.

Inevitavelmente, isso se reverte em uma maior gama de pacientes impactados pela sua comunicação e com maior probabilidade de perceberem o seu atendimento como atencioso, humano e de qualidade, contribuindo para a fidelização desse grupo. 

Assim, invista em ferramentas e estratégias que irão melhorar a experiência e relacionamento com os seus pacientes e garanta o sucesso do marketing de relacionamento da sua clínica

Este artigo foi escrito pela equipe do Saúde Vianet, criadora do mais completo software de gestão para clínicas e consultórios da área de Saúde, que otimiza processos e ajuda a profissionalizar a gestão com tecnologias simples de usar.