5 Dicas para melhorar a relação com os pacientes

Desenvolver uma relação de sucesso entre clínica e pacientes nem sempre é uma tarefa fácil. Porém, é essencial que isso seja construído para que os profissionais consigam determinar um tratamento eficiente e, ao mesmo tempo, conquistar a confiança das pessoas atendidas. 

Mas, como melhorar a relação com os pacientes? Quais as atitudes que devem ser tomadas? Neste artigo, separamos algumas dicas importantes que vão te ajudar nisso. Continue a leitura e confira.  

Reduza o tempo de espera

O tempo de espera é uma das principais queixas dos pacientes nas clínicas e pode ser fator decisivo para que eles acabem insatisfeitos e indo em busca de atendimento na concorrência. 

Uma forma de evitar isso é melhorando a gestão da agenda da clínica, implementando processos automatizados que permitam visualizar as agendas de todos os profissionais e evitar sobrecarga de horários, em que muitos pacientes são  agendados para um mesmo período. Dessa forma, caso aconteça algum problema, fica fácil remanejar com antecedência os horários dos pacientes e informá-los sobre as mudanças. 

Além disso, implementar um painel de chamadas na clínica ajuda os pacientes a terem mais controle sobre o tempo que deverão guardar por atendimento e garante, principalmente, que os pacientes que chegaram primeiro tenham preferência. 

Também é possível enviar lembretes sobre as consultas agendadas, para que os pacientes não percam o horário marcado e, consequentemente, não se atrasem. Até porque, quando isso acontece, acaba prejudicando a ordem de atendimento e o horário dos pacientes seguintes. 

Humanize o atendimento

Humanizar o atendimento é uma das principais ações para melhorar a relação com os pacientes. É importante que a equipe médica seja gentil e empática, ouvindo com atenção as necessidades e os problemas relatados. Também é importante que a comunicação seja clara e objetiva, para que os pacientes possam entender as informações. 

Nesse caso, vale considerar as especificidades de cada público. Idosos, por exemplo, podem possuir mais dificuldade de ouvir ou compreender certas questões, portanto é importante adotar uma linguagem de fácil entendimento e estratégias que os ajudem a seguir o tratamento corretamente. 

Crianças também podem possuir dificuldade para realizar uma consulta ou seguir com determinados tratamentos. Nesses casos, o uso de desenhos ou analogias a personagens infantis podem ser boas estratégias para se comunicar de forma eficiente. 

De modo geral, é importante se atentar às características de cada paciente e encontrar formas de se comunicar de maneira humanizada, sempre ouvindo suas dores e encontrando o melhor caminho para dialogar. 

Disponibilize um espaço confortável e acolhedor

O ambiente da clínica é outro fator importante para melhorar a relação com os pacientes. Isso porque, um espaço confortável e acolhedor ajuda a deixar as pessoas mais tranquilas e à vontade. 

Dessa forma, é importante investir em móveis adequados, cadeiras confortáveis e em um estilo de decoração que transmita bem-estar. Em algumas especialidades, como pediatria, é importante disponibilizar um espaço kids para distrair as crianças enquanto aguardam.

Um espaço de café também pode ser interessante, principalmente em casos que os pacientes levam acompanhantes para aguardar até o fim de um procedimento demorado. 

E quando falamos em decoração que cause bem-estar, é importante prestar atenção às cores escolhidas para o ambiente. No caso de clínicas, tons claros são a melhor escolha, por transmitir calma. Outro ponto importante é a inclusão de plantas no ambiente, tornando o espaço ainda mais relaxante e prazeroso de se estar.

Ofereça descontos e benefícios

Oferecer descontos e outros benefícios, como sorteios, gratuidades e prêmios, é uma estratégia interessante para melhorar a relação com os pacientes, fazendo com que se sintam valorizados e motivados a voltar à clínica. 

Uma opção bastante inteligente, é criar para um clube de vantagens para sua clínica. Através dele, é possível disponibilizar centenas benefícios para o seu público, o que contribui para a melhora do relacionamento.

Além de manter os atuais clientes, um clube de vantagens também permite que novos pacientes conheçam a clínica, devido a esse algo a mais que ela oferece. Isso pode gerar um aumento no fluxo de pacientes e, consequentemente, na receita. 

Conte com a tecnologia nos processos

Por fim, mas não menos importante, contar com a tecnologia nos processos pode ser uma boa forma de melhorar a relação com os pacientes. Um software de gestão para clínicas, por exemplo, pode ajudar a agendar consultas, enviar lembretes e gerenciar os atendimentos. 

Além disso, essa ferramenta ajuda a reduzir o tempo que os profissionais gastam com atividades burocráticas, como emissão de nota fiscal, geração de relatórios e análise de dados. Automatizando essas tarefas, é possível dedicar ainda mais tempo a quem realmente importa.

Também é possível investir em ferramentas de telemedicina, para que os pacientes possam ser atendidos remotamente. Isso pode facilitar a vida deles e melhorar a eficiência clínica.

Enfim, hoje a tecnologia é uma grande parceira da rotina de clínicas e profissionais. Um exemplo de ferramenta é que sua clinica pode usar, é um que integra todos os setores e garante mais eficiência da equipe e qualidade no atendimento aos pacientes. A clínica das Nuvens desenvolve essa solução e você pode conhecer mais sobre ela através demonstração gratuita que eles disponibilizam no site.

Continue aprendendo sobre esses e outros assuntos através de outros artigos do nosso Blog.

banner com link para acessar o clube de vantagens para clínicas