Como uma VPN pode contribuir na transformação da comunicação da sua empresa

Se você já está na internet há algum tempo ou mantém alguma relação mais próxima com a tecnologia, com certeza já viu a sigla VPN (inglês para virtual private network, rede virtual privada) em artigos espalhados por aí, certo? Muito utilizadas para fins de entretenimento, especialmente para burlar restrições de conteúdo baseadas em geolocalização, possibilitando a usuários acessarem catálogos internacionais de serviços de streaming, por exemplo, as VPNs também contam com outras aplicações que podem ser muito úteis dentro do âmbito corporativo, especialmente se levarmos em consideração a segurança necessária que certas operações exigem.

Com um número maior de empresas cada vez mais adotando um sistema de trabalho flexível que não exige que colaboradores batam ponto em um escritório físico, VPNs podem ser uma grande aliada da comunicação dentro de uma empresa ao oferecem segurança robusta e agilidade, por exemplo.

VPNs voltadas a negócios

Uma VPN voltada a negócios é exatamente o que o nome sugere – um serviço dedicado a empresas e profissionais destas empresas que oferece conexões seguras entre trabalhadores remotos, escritórios/filiais e os softwares, dados, ferramentas, fontes de informação e demais recursos necessários para sua atuação.

 Antes do advento das VPNs, muitas empresas se valiam do conceito de segurança de perímetro quando se tratava de tecnologia da informação – a equipe responsável pela parte de segurança/redes/tecnologia da empresa trabalhava alinhada ao espaço físico da corporação, o que na prática significava que os trabalhadores atuando de dentro da sede conectavam-se à rede interna sem a necessidade de uma VPN, já que estão dentro do perímetro corporativo estabelecido previamente. 

Com um aumento na descentralização da mão-de-obra e crescente adoção de modelos de trabalho flexíveis ou que dispensam totalmente a presença de funcionários na sede da empresa, cresce também a busca por soluções de tecnologia que garantam a segurança do fluxo de dados entre colaborador e empresa – é aí que as VPNs entram.

Capazes de oferecer acesso seguro e criptografado, protegendo dados sensíveis de terceiros, estas VPNs podem ser utilizadas para que empresas (e por tabela, seus funcionários) possam se comunicar mesmo não estando na mesma localização geográfica, compartilhando dados e recursos vitais para suas operações, tudo a partir desta rede virtual. A internet por si só já trouxe extrema flexibilidade na forma como empresas e parceiros se comunicam, capaz de encurtar distâncias e melhorar a produtividade por meio da remoção de barreiras físicas, tornando tudo mais dinâmico – conectar-se ou não já não é uma escolha nos dias de hoje, mas sim a decisão de como realizar esta conexão, e optar por uma VPN traz uma camada de segurança extra para o cotidiano de sua empresa. Através do uso de uma rede virtual privada, seus funcionários e escritórios contam com poderosa tecnologia criptográfica, que “embaralha” os dados enviados pela internet, impossíveis de serem decodificados sem a chave criptográfica correspondente – tudo isso sem as limitações impostas por quaisquer limites geográficos, com garantia de segurança, integridade e confidencialidade das informações trocadas.

Há diversos provedores de serviços de VPN disponíveis no mercado, basta verificar qual destes melhor se encaixa no seu orçamento e dar mais este passo rumo a uma maior confiabilidade dentro dos processos de sua empresa.

Por fim, é importante destacar que a tecnologia vem para melhorar processos e otimizar resultados. Entretanto, lembre-se também da importância de manter contato e proximidade com os usuários, demonstrando interesse em fazer o que é melhor para eles. Conforme está aplicado no Clube de Vantagens do Rede Parcerias, manter uma relação próxima com os funcionários e clientes é essencial para melhorar ainda mais os resultados da sua empresa.