Ações de sucesso para atração e retenção de clientes

Já ouviu falar sobre benchmarking? É uma estratégia de análise sobre o que acontece com a sua concorrência e com as empresas que te inspiram. A grama do vizinho é mais verde? Ok! Então, por que não se inspirar?! Partindo desse pressuposto, desenvolvemos um artigo com ações de sucesso para compreender melhor como a atração e retenção de clientes pode ser utilizada como uma das melhores práticas de outras empresas promovendo confiança, segurança e desejo entre você e seu consumidor.

Benchmarking

Você já parou para pensar, que diante do mundo corporativo competitivo, em que ranking está?! Não apenas isso…, mas, como está se saindo no âmbito geral?!  Afinal, todos nós nos perguntamos a mesma coisa “Como estamos nos saindo em relação à concorrência?”.

Principalmente quando se trata de fidelização de clientes, realizar benchmarking é fundamental. Compreender a análise sobre o que está funcionando ou não no mercado irá te auxiliar nas tomadas de decisões e em práticas organizacionais para atrair e reter clientes, coisas que realmente necessitam de um ponto de referência.

O benchmarking é sobre isso… Ter um ponto de referência!

Um estudo que envolve o mesmo nicho ou mesmo contexto para analisar seus produtos, processos e serviços para entender como seus concorrentes desempenham tal ação diante do mercado.

Principais tipos de Benchmarking

E para você entender melhor como utilizar essa estratégia a seu favor a partir de outras ações de fidelização de clientes, separamos os principais tipos:

  1. Competitivo

Aqui você terá seus concorrentes como base de mensuração para se posicionar diante do mercado. A utilização de dados oficiais e divulgados, como faturamento e crescimento são as melhores escolhas.

  1. Genérico

Bom… Há boatos de que você irá se identificar com esse tipo! O benchmarking genérico é utilizado onde existe a necessidade de conhecer processos semelhantes, ainda que não haja competição dos mesmos no mercado. Inclusive, nem precisam criar o mesmo tipo de demanda! A comparação existe para encontrar pontos de melhoria.

  1. Funcional

No tipo funcional existe a busca por ações que façam sentido para seu negócio e podem ser aplicadas em qualquer empreendimento, mesmo que não disputem no mercado. Por exemplo, procurar por etapas que possam ser executadas através de outros cases utilizadas por inspiração e ilustração.

Marketing e retenção de clientes    

Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, o aumento das taxas de fidelização de clientes é de 5% em cima dos lucros de uma empresa de 25% a 95%. Ou seja, a retenção dos clientes impacta diretamente quando se trata de faturamento organizacional.

Em outras palavras, fidelizar seu cliente transforma as vendas em apreço do consumidor pelo seu produto, garantindo fatores primordiais como produtos de qualidade, atendimento personalizado, promoções e condições especiais. Tudo isso são fatores que tornam o seu cliente um fã da sua marca, e ele será responsável por divulgação espontânea através de marketing boca a boca.

O marketing é uma estratégia de conquista para a lealdade do cliente, exige treinamento e preparo para que haja o retorno de forma genuína entre marca e consumidor.  E você? Já está preparado?

Além do benchmarking, separamos algumas ações que você poderá utilizar como estratégia na fidelização de seus clientes.

5 Dicas de Ações

  1. Feedback

Positivo ou negativo, saber o que o cliente pensa de você é muito importante para qualquer empresa. Então, sabe aquele elogio que você esqueceu de responder no Instagram? Corre lá para agradecer. A partir dessa análise de feedback, é possível criar estratégias e deixar seus clientes mais satisfeitos e aumentar a retenção de clientes.

Quer mais? De acordo com dados da Microsoft, 85% dos clientes brasileiros preferem empresas que respondem a seus feedbacks e perguntas em redes sociais.

  1. Construção de Relacionamento

Conheça as dores e as demandas de seus clientes melhor do que ninguém!

Ter um relacionamento transparente com seus consumidores é a estratégia de ouro para fidelização e torná-los advogados da sua marca.

Então, uma dica básica é investir na estratégia de CRM (Customer Relationship Management), um conjunto de práticas e tecnologias que são capazes de promover uma melhor gestão de seus clientes.

  1. Atendimento Humanizado

E por falar em relacionamento… É sempre bom saber com quem estamos conversando, né?! Uma das formas básicas é criar uma persona. Mas, vamos além disso!

O atendimento humanizado se trata daquele e-mail marketing que tem a voz do segmento que você disparou. Imagine sempre como você gostaria de ser tratado. De uma forma mais informal? Bem mais profissional?

Os seus SMS’s devem ser escritos da mesma maneira como se você estivesse atendendo seus clientes e conversando com eles na forma discursiva.

  1. Promoções e Prêmios

Uma ótima estratégia de fidelização são serviços personalizados com promoções e prêmios. Como? Eles dão aquele Q de Quero mais no interesse do consumidor. Então, comece gradativamente com pequenas ofertas e aumente o consumo através de prêmios que tenham a carinha dos seus clientes.

Você verá que a lealdade e apreço pela marca só aumentam!

Inspire-se

E já que começamos falando do tal benchmarking, que tal terminar dando alguns exemplos de como fazer?

Trouxemos algumas inspirações para você!

  1. Amazon

Essa marca super conhecida investe bastante em estratégias de fidelização, inclusive quando se trata de datas comemorativas.

O dia do livro, é um exemplo disso. Eles apostam em ofertas relâmpagos direcionadas para tal data e para o segmento que mais consome o produto.

Legal, né?!

  1. Shein

Para os amantes dos produtos da Shein, já sabe a loucura que é tirar fotos com a roupa adquirida para desbloquear pontos e níveis.

Assim, quando o cliente realiza a compra, além de acumular pontos, ele pode tirar uma foto utilizando o produto e postar seu comentário abaixo. Isso auxilia outros consumidores na tomada de decisão para a compra, e ajuda a desbloquear uma série de benefícios para quem está de acordo nessa missão.

  1. Mcdonalds

Amamos muito tudo isso? Sim ou claro?

Não podia faltar! A rede MacDonals possui um App próprio para seus clientes e é atualizado com seus cupons para quem usa o drive thru, além dos descontos para quem consome os lanches diretamente na loja.

Conclusão

Gostou das dicas?

Coloque em prática sempre que puder a arte do benchmarking! E, claro, são apenas algumas ideias para maximizar processos e aumentar a lucratividade da sua empresa.

O Rede Parcerias é especialista em fidelização de clientes. E, vem mais por aí! 

Em um fundo amarelo com uma imagem de um computador, há um botão para acessar o clube demonstrativo do Rede Parcerias