
Você já ouviu falar em Cashback? Essa é uma estratégia do varejo que configura uma nova forma de desconto. Com isso, você recebe parte do dinheiro que foi usado na compra de volta.
A prática ficou conhecida por ter um retorno instantâneo. Isso que contribui para a fidelização de clientes. No entanto, muitas vezes, os aparentes benefícios disfarçam os segredos ocultos dessa prática.
Entendendo o Cashback
De início, o cliente não gasta menos. Além disso, o benefício não é instantâneo como é vendido pelas empresas. Veja o exemplo:
Imagine um bolo partido em várias partes, sendo que uma delas representa o desconto. No Clube de Benefícios, pegamos uma fatia de aproximadamente dez a quinze por cento do bolo e entregamos inteira para o usuário. No cashback, por sua vez, essa fatia do bolo é dividida entre uma plataforma que gera o retorno, afiliados e clientes. Dessa forma, acaba sobrando três, dois, às vezes um por cento para o usuário.
Do mesmo modo, outro ponto a ser considerado, é que para evitar fraudes com o pagamento ou devolução do produto, o usuário só é pago de 30 a 40 dias depois da realização da transação. Nesse período, quem vai gerir essa cadeia de processo é a plataforma responsável pelo cashback. Devido a isso, é possível que se gere problemas no atendimento.
Um mecanismo que vem sendo utilizado para organizar essa espera, são as carteiras digitais. Entretanto, essa é uma estratégia criada para atrair usuários, o que não garante agilidade e qualidade no longo prazo.
Por tudo isso, segundo o educador financeiro Adriano Severo, para o Jornal Gazeta do Povo, “É possível conseguir vantagem em alguns produtos específicos, mas, às vezes, o negócio não é tão vantajoso”.
Logo, é melhor ter um desconto na hora de dez por cento, do que esperar um mês por um ou dois . A solução para isso é buscar um Clube de Benefícios que ofereça as melhores condições para sua empresa e clientes.
Clube de Benefícios X Cashback
Com o Clube de Benefícios, é possível evitar os problemas destacados sobre cashback: descontos menores e trâmites que podem causar problemas ao atendimento e experiência do cliente.
Além disso, dados do Google Trend apontam a popularidade de cupons de desconto instantâneo no Brasil. Desde 2011, o número de pesquisas cresce, em especial em épocas mais voltadas ao consumo, visto que os clientes precisam de soluções rápidas e veem os cupons como alternativa.
Ademais, por meio dos descontos completos aplicados, é possível também oferecer uma plataforma que fidelize os clientes a partir de um bom atendimento e experiência. No Clube do Rede Parcerias, a experiência é personalizada e conta com dezenas de benefícios, como sorteios e conteúdos gratuitos.
Com tudo isso, “um Clube de Vantagens eficiente tem o relacionamento com o cliente como sua base. Pode-se imaginar que a entrega principal seja os descontos, mas uma plataforma de benefícios funcional é capaz de mudar drasticamente a forma como empresas se relacionam com seus clientes .” (Rede Parcerias)
Em resumo, o cashback surgiu como uma estratégia do varejo para dar uma nova cara aos descontos. Popularizado pela ideia de descontos instantâneos e de que se gasta menos com a utilização desse, muitos usuários e empresas não perceberam os problemas ocultos desse método. Entretanto, agora que os problemas do cashback são perceptíveis, possuir um Clube de Vantagens com descontos e benefícios na íntegra e na hora, é nitidamente mais vantajosos para fidelizar clientes.
Esse post tem como base no vídeo sobre o assunto feito pelo Eduardo Torres, cofundador do Rede Parcerias. Confira o vídeo na íntegra:
Você também pode saber mais sobre esse e outros assuntos através dos conteúdos do blog, ou nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn) do Rede Parcerias.