Ações e benefícios para melhorar o relacionamento com colaboradores

Será que o relacionamento do RH com os colaboradores precisa ser algo rígido sem muitas trocas, somente trazendo questões meramente burocráticas?

Definitivamente não!

Vivemos em um momento de transformação no ambiente de trabalho, onde a forma como os profissionais se sentem em seus postos profissionais refletem diretamente nos resultados dos negócios.

Nessa realidade, os gestores precisam estar atentos a um termo que vem sendo bastante discutido nos últimos tempos, a experiência do colaborador, ou employee experience.

Essa experiência do funcionário pode ser otimizada especialmente com um melhor relacionamento do RH com o time como um todo, entendendo quais são as necessidades do time.

Já é mais do que provado que quando os profissionais possuem experiências negativas em uma empresa, o negócio costuma ter alta taxa de absenteísmo, churn e equipes desmotivadas.

Como nem tudo são flores, cuidar da experiência do colaborador também não é uma tarefa tão simples.

Os profissionais são seres humanos complexos e os gestores dos recursos humanos precisam realizar uma série de ações para melhorar o seu relacionamento com seus liderados.

Vejamos aqui neste artigo algumas dicas de como percorrer no caminho das pedras.

O que é o Employee Experience?

Antes de falar sobre como o RH pode melhorar o relacionamento com o time, é importante entender melhor sobre o conceito da experiência do colaborador.

Na verdade, tudo está muito bem interligado, afinal, porque os recursos humanos estariam tão interessados em melhorar o relacionamento se não fosse para melhorar a experiência, não é mesmo?

Bem, basicamente, o employee experience nada mais é do que um indicador que leva em consideração como o funcionário se sente e como ele percebe a empresa na qual ele trabalha.

Esse sentimento é construído desde o momento em que ele tem o primeiro contato com a empresa e termina quando ele é desligado.

Por isso, podemos dizer que esta relação é construída dia após dia, durante toda a jornada do colaborador na empresa.

Diversos fatores como a cultura organizacional, os gestores, clima organizacional e modelo de negócio afetam a forma como o profissional enxerga a empresa.

Como a falta de um bom relacionamento afeta a rotina da empresa?

Assim como nas nossas casas, no ambiente de trabalho, um clima organizacional ruim pode fazer desandar literalmente tudo!

Empresas que não possuem um bom relacionamento com os seus colaboradores possuem dificuldade em manter as suas equipes motivadas e engajadas, refletindo diretamente na produtividade.

Além disso, a rotatividade entre os funcionários é intensa e isso acaba gerando altos custos, já que o processo de admissão e demissão é bastante alto para as empresas.

Isso é especialmente problemático quando falamos de mão-de-obra qualificada, afinal, estamos falando na perda de talentos, precisando então capacitar novatos.

Também não podemos ignorar o fato de que um relacionamento desinteressante ainda gera um ambiente desconfortável para se trabalhar.

Consequentemente, quem vê os resultados é o seu ponto eletrônico.

Os índices de ausências são maiores, ocorrendo atrasos demasiados, atestados médicos, licenças e outros tipos de “desculpas” para se manter afastados daquele lugar tóxico.

Entrando no que diz respeito à insegurança, a situação se torna ainda mais grave, os colaboradores passam a ter receio de expor opiniões ou ideias novas.

Com isso, deixam de resolver problemas do dia a dia em seus trabalhos, gerando queda geral na produtividade da empresa. 

Como o RH pode melhorar o relacionamento com os colaboradores?

Agora que você já sabe como é importante ter um bom relacionamento com os seus liderados, que tal colocar algumas estratégias em prática?

A sua empresa pode oferecer uma boa experiência para o colaborador:

Tornando a empresa um bom lugar para trabalhar

Acordar todos os dias muitas vezes antes mesmo do sol nascer direito, pegar um trânsito caótico e depois se deparar com um ambiente caótico e pesado para trabalhar, com certeza é um pesadelo, não é mesmo?

O RH deve trabalhar de modo a proporcionar um local em que os profissionais possam executar as suas tarefas com liberdade, em um prazo interessante, em um ambiente agradável.

Todo profissional merece um local adequado para os momentos de descanso além de momentos de integração com os seus colegas.

Investindo em comunicação clara e transparente

Se você deseja um relacionamento realmente bom com os colaboradores, um dos passos fundamentais é investir em comunicação clara e transparente.

Ao comunicar a eles quais são os passos estratégicos do negócio e a situação atual da empresa.

As empresas devem ter um canal de feedback para que os estes possam fornecer feedback sobre a empresa, seus líderes e suas atividades. 

Isso ajuda a empresa a identificar problemas e oportunidades de melhoria e mostra aos colaboradores que suas opiniões são valorizadas.

Investindo na diversidade

Um fator que auxilia na melhora do relacionamento é justamente a inclusão dos colaboradores através do investimento na diversidade.

Quando falamos em diversidade, abrangemos nos mais diversos aspectos, tanto nos quesitos de habilidades, de gêneros, culturas e etnias.

Essa pluralidade é muito interessante e traz diversos benefícios para o clima organizacional. 

Ao investir na diversidade esses profissionais passam a ser valorizados por suas características e capacidades individuais.

Proporcionando oportunidades de feedback

Proporcionar oportunidades de feedback para a equipe é uma maneira importante de melhorar o relacionamento entre a empresa e seus funcionários.

Por isso, certifique-se de que eles saibam que suas opiniões são valorizadas e que não haverá retaliação por fornecer feedback negativo.

Além disso, tome medidas com base no feedback recebido. Isso mostra que a empresa está ouvindo os colaboradores e levando suas opiniões a sério. 

Se a empresa não puder implementar uma sugestão específica, explique por que não é possível ou forneça alternativas.

Criando uma cultura forte

A cultura de uma empresa é baseada em alguns pilares, que são os comportamentos vistos como éticos, valores morais e decisões que são tomadas com o intuito de gerar resultados positivos. 

Nessa realidade, para melhorar o relacionamento com os colaboradores, é importante que a cultura organizacional de colaboração, transparência e segurança esteja sempre presente.

Capacitando as lideranças

Um dos pontos que você deve ter mais atenção é: capacitar os líderes.

Querendo ou não, praticamente todos os modelos de negócio funcionam em um modelo hierárquico e o líder é a voz da empresa no ambiente de trabalho. 

Então, não tem como melhorar o clima organizacional sem que ele desenvolva as habilidades necessárias para conquistar o melhor da equipe. 

Por isso, o líder precisa ser treinado para ser empático, saber delegar as atividades, descentralizar poder e tomar decisões que vão além dos seus próprios interesses.

Além disso, um bom líder precisa compreender as necessidades do time e tentar encontrar formas de suprir, também reconhecendo e recompensando os méritos do time.

Tenha um clube de Benefícios

Por fim, também é possível oferecer um clube de benefícios para os seus colaboradores. Através dele, seu público tem acesso a centenas de descontos em marcas parceiras, sorteios, jogos com prêmios, gartuidades e muito mais. Assim, ele se conecta com sua empresa sempre que usar um desses benefícios.

Sua empresa também pode usar o clube para distribuir vouchers como recompensa ou em datas que considera importante. Com isso, você presenteia e incentiva os seus colaboradores.

E aí, você gostou dessas dicas? Explore mais artigos aqui no nosso blog!