Oferecer um mimo ao cliente ou criar ações que o engajem com a marca, esse é o propósito de um programa de recompensa, uma estratégia de marketing de relacionamento que recompensa e fideliza o seu cliente por meio de diferenciais acrescentados ao produto ou serviço que é vendido.

Conforme pesquisa do Tudo Sobre Incentivos, plataforma sobre engajamento de clientes, 85% dos respondentes afirmam que as empresas que oferecem ações de fidelização, como programas de fidelidade, cashback e descontos, tendem a ter sua preferência na hora de escolher onde comprar, sendo ações de recompensa uma das formas de criar esse tipo de vínculo com o consumidor.

Para escolher a melhor plataforma de recompensa para a sua empresa, você precisa levar em consideração alguns pontos. Por isso, confira neste post, algumas dicas essenciais na hora de escolher  qual programa de recompensa levar para sua marca. 

Entenda seu público antes de montar o Programa de Recompensa

O primeiro passo de toda estratégia de marketing de relacionamento, é entender o que faz sentido para o seu cliente. Dessa forma, é preciso analisar qual tipo de diferencial ele busca e como alinhar isso às expectativas da sua marca.

Uma boa forma de fazer isso, é por meio de pesquisas com os clientes. Para isso, selecione um grupo de consumidores fiéis a seu produto ou serviço e alinhe com eles quais ações eles gostariam que sua marca oferecesse com recorrência.

Essas ações podem ser descontos, sorteios, concursos, dentre várias outras. Após identificar quais os diferenciais que fazem sentido tanto para o cliente quanto para sua empresa, busque um programa de recompensa que possa ser personalizável para se adaptar às suas demandas. 

Tenha benefícios de qualidade

Além de ser um serviço que oferece benefícios, é também preciso que esses sejam de qualidade para que possam ser realmente usados por seus clientes. 

Se você analisou que desconto é o que faz mais sentido para seu público, veja em quais marcas são oferecidos os melhores descontos, se são instantâneos e se é possível que você inclua também parceiros que você considera importante para complementar o seu serviço ou produto.

Lembre-se: não adianta ter recompensas que demoram para ficarem disponíveis ou que não serão realmente usadas por seus clientes. Logo, em vez de analisar apenas a quantidade de benefícios disponíveis, analise também a qualidade desses.

Escolha uma programa com benefícios fáceis de serem usados

Como já destacado no tópico anterior, um bom programa de recompensa é um programa que pode ser usado. No entanto, conforme pesquisa da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABAMF), realizada no fim de 2020, muitos clientes sentem falta do relacionamento através do programa de recompensa.

Conforme a pesquisa, apesar de usuários terem uma visão positiva dessa estratégia de relacionamento, muitos sentem que falta a empatia de escolher um benefício fácil de usar.

Um dos casos citados, é o do programa de pontos: “há a sensação de que é difícil conseguir a quantidade de pontos necessária para uma boa recompensa e alguma fricção no entendimento de suas regras.” (Fonte: Blog TSI

Além disso, a usabilidade também é outro fator importante. Portanto, busque também uma plataforma que tenha um design e uma acessibilidade favorável aos usuários.

Clube de Vantagens - O Melhor Programa de Recompensa

O Clube de Vantagens do Rede Parcerias é o melhor programa de recompensa para sua empresa, por incluir ações diversas de engajamento que aproximam marca e cliente.

A plataforma é personalizada com a identidade da sua marca, com logo, cores e a inclusão de parceiros locais de sua preferência. Além disso, também conta com descontos em centenas de parceiros, todos instantâneos e fáceis de utilizar, pois a plataforma é desenvolvida levando em consideração a experiência do usuário.

Dentro do clube também existe a possibilidade de recompensas gratuitas. Afinal, não é todo dia que seu cliente precisa comprar algo. Assim, o clube conta com sorteios mensais, concursos, ações que você pode realizar para presentear clientes com vouchers em marcas selecionadas, além de uma curadoria de conteúdos gratuitos, que incluem cursos, livros, jogos, treinos e muito mais.

Acesse o Clube Demonstrativo e veja na prática tudo que foi apontado neste artigo. Você também pode aprender mais sobre esse e outros assuntos através do nosso blog.

banner sobre Clube de Vantagens com uma pessoa segurando um celular