Sumário
No intuito de auxiliar os setores mais sensíveis ao período de quarentena — comércios locais, pequenos produtores e autônomos são alguns exemplos — diversas iniciativas têm demonstrado valor e impacto social pelo país.
Ciente do momento economicamente frágil que passamos, a Rede Parcerias, em colaboração com dezenas de parceiros, apostou em duas: a #TamoEmCasa e a #VamosJuntos.
Vamos conhecer melhor elas?
O propósito das iniciativas
Ficar em casa é a atitude saudável do momento — porém, sabemos que muita gente vê as contas chegando e nenhuma boa perspectiva de renda. Tanto consumidores quanto comerciantes estão tendo que se adequar à nova realidade dos serviços digitais.
Se o delivery já era uma tendência, outras soluções estão ganhando destaque: aulas virtuais, reuniões (sociais ou profissionais) por vídeo chamada, manifestações artísticas por meio de lives nas redes sociais… tudo para nos manter conectados e, de alguma forma, produtivos.
A questão é que nem todos os empreendedores e pequenos comerciantes detém o conhecimento e a estrutura para oferecer seus produtos e serviços de maneira digital e eficaz.
É justamente aí que entram as iniciativas da Rede Parcerias, cujo propósito é manter as empresas e profissionais atuando e movimentando o mercado — mesmo que à distância.
Mas você deve estar se perguntando: como funciona, de fato, tais iniciativas?
#TamoEmCasa: aprendizado, economia e segurança
Num esforço coletivo dos times da Rede Parcerias, além de parceiros confiáveis e de longa data, criamos um espaço repleto de conteúdos e serviços — muitos gratuitos ou com descontos atrativos.
O objetivo do espaço (100% digital) é permitir que as pessoas se mantenham:
- atualizadas por meio de ebooks e cursos online, que envolvem instituições renomadas como a IBMEC e a ESPM
- informadas e saudáveis por meio de revistas e treinos online, oferecidos por academias parceiras
- entretidas e engajadas em serviços que já consumiam antes da quarentena, como streamings, jogos e itens de beleza pessoal.
O mais importante, e certamente o diferencial da iniciativa, é o conforto e segurança que o #TamoEmCasa oferece, já que todo o processo de uso e compras dentro do site pode ser feito por computadores, tablets e celulares — sem exigir nenhum dado pessoal e sem o risco de golpes virtuais, típicos de sites maliciosos ou links compartilhados.
Curadoria do #TamoEmCasa
Todos os conteúdos e ofertas do espaço foram cuidadosamente selecionados pela equipe envolvida na iniciativa. E para facilitar a busca e consumo dos visitantes, separamos tudo em quatro grandes categorias:
- Apoio Local
- Cursos
- Exercícios
- Lazer
Enquanto a primeira é focada em produtos e serviços oferecidos por comerciantes locais, indicados tanto por parceiros como por clientes, a segunda reúne plataformas digitais, materiais ricos e vídeo aulas que envolvem temas como:
- Marketing
- Vendas
- Psicologia
- Informática
- Mercado Financeiro
- Turismo e Meio Ambiente
- Vestibular (gratuitas e com diversas disciplinas)
Na categoria exercícios, parceiros como a Centauro e a SmartFit disponibilizam dicas de treinos funcionais (em casa) e até mesmo aulas online, abordando as melhores práticas para a saúde do corpo e mente durante a quarentena.
Por fim, a categoria lazer torna acessível os conteúdos para os mais variados tipos de público.
De livros infantis e exposições virtuais à música, esportes e jogos, cultura e entretenimento são garantias no momento que desejar — e de forma gratuita, é claro.
#VamosJuntos: apoio ao comerciante local
A segunda iniciativa é justamente o reflexo da categoria “Apoio Local” no espaço do #TamoEmCasa.
Ao longo da quarentena, fizemos um esforço em nossos canais de comunicação para convidar clientes e parceiros a indicar comércios locais — principalmente os que passam por dificuldades em manter o negócio.
A hashtag #VamosJuntos foi então criada e disseminada para que tais comerciantes, cuja qualidade do serviço e confiança dos clientes são inegáveis, possam colocar suas “lojas virtuais” em destaque dentro de um clube de vantagens, sem custo algum.
O impacto é extremamente positivo: além de garantir a continuidade dos negócios e a manutenção de empregos, os consumidores terão mais opções seguras de compra e qualidade garantida ao receber o produto em casa.
Sistema de Vouchers
Mas e aqueles negócios cujo funcionamento está praticamente interrompido por conta de quarentena, como salões de beleza e restaurantes?
Mesmo adaptando o atendimento e a entrega do produto/serviço, a rentabilidade de lojas e estabelecimentos pequenos caiu muito. E como não há previsão de normalidade, muitos acabam correndo o risco de fechar as portas.
Pensando nisso, o #VamosJuntos e o #TamoEmCasa oferece vouchers de consumação, que funcionam de forma bem simples: você compra um serviço agora (como um corte de cabelo ou um jantar personalizado) e usufrui assim que o estabelecimento voltar a funcionar.
Além disso, você também pode fazer parte de vaquinhas online e grupos de arrecadação aos mais necessitados, acessando parceiros que investem em iniciativas do gênero. Até mesmo você ou o negócio de um conhecido em dificuldade financeira podem ser apoiados.
Aproveite as ofertas ou sugira um comerciante local
O #TamoEmCasa oferece todo o suporte para você sugerir um comércio local ou aproveitar todas as ofertas da iniciativa. Na área “Fale Conosco”, basta inserir o assunto do contato e informações básicas — como nome, email e telefone.
E fique tranquilo: como dito anteriormente, nenhum dado é captado durante o processo. Reforçamos que o propósito das iniciativas é ajudar consumidores, pequenas empresas e comerciantes a se manterem ativos durante a quarentena.
Conhece alguma outra iniciativa? Conta pra gente!
Sabemos que o momento é de superação para todos. Nesse contexto, manter o espírito de união e solidariedade é fundamental para nos adaptarmos ao novo cenário socioeconômico.
Se você faz parte de alguma iniciativa ou conhece alguém que vê a oportunidade de impactar positivamente consumidores e empresas, deixe seu relato com a gente.
Além do #TamoEmCasa e #VamosJuntos, a Rede Parcerias conta com diversas soluções que podem ajudar a promover iniciativas e manter seu negócio em dia.
E lembre-se: #fiqueemcasa sempre que possível, cuide de sua saúde e ajude aqueles que mais precisam.