Programa de Benefícios: o que é e quais as vantagens dessa estratégia

Um programa de benefícios é aquele que reúne vantagens implantadas pelas empresas que querem oferecer benefícios adicionais aos seus colaboradores. Assim, ele é uma forma de reter talentos, gerar motivação e criar um vínculo maior entre uma marca e seus clientes internos.

Para além de um algo a mais, essa estratégia de marketing de relacionamento se torna cada vez mais necessária para gerar interações positivas com colaboradores. Segundo estudo da Gallup, empresa americana de pesquisa de opinião, divulgado em 2022, apenas 21% dos funcionários se sentem engajados no local de trabalho, o que confirma a importância de investir na criação desse tipo de interação. 

Outro dado importante sobre o assunto, são os objetivos que o seu programa de engajamento deve atender. De acordo com pesquisa do IMA (Incentive Marketing Association), os colaboradores de uma empresa podem ser divididos na equação “20-60-20”. Sendo 20% de alta performance de engajamento, 20% desengajados, e 60% que oscilam entre esses comportamentos.

Portanto, é preciso que as ações de incentivo englobem também alguns outros fatores. São eles: 

  • Comunicação: a ação tem de chegar ao público;
  • Adesão: é preciso ter ações de engajamento constantes;
  • Visibilidade – mostre as recompensas;
  • Utilidade – facilite o acesso.

Uma alternativa que engloba tanto ações de engajamento, quanto esses fatores necessários para o sucesso, são os clubes benefícios. Por isso, vamos ver como funciona esse tipo de estratégia e quais as vantagens de tê-lo na sua marca. 

Como funciona um clube de benefícios 

O clube de benefícios reúne, em uma única plataforma, centenas de vantagens. A proposta desta estratégia de relacionamento, é oferecer benefícios com base nos quatro fatores de sucesso de ações de engajamento: comunicação, adesão e visibilidade e utilidade.

Portanto, dentro do clube, seu público tem acesso a descontos em centenas de marcas, sorteios mensais, jogos com prêmios e muito mais. Além de facilitar o acesso aos benefícios e recompensas, aqui no Rede Parcerias, também oferecemos todo material de comunicação para que você possa fazer a divulgação.

Por fim, a plataforma é um modelo white label, ou seja, a partir dela o clube vai ser customizado com a identidade visual da empresa que contrata. Tanto em logo, como cores, url e destaca para parceiros de preferência da marca. 

No vídeo abaixo, o Lucas Schmidt, coordenador do time comercial do Rede Parcerias, conta um segredo importante para o sucesso do clube de vantagens em relação a outros tipos de programa de benefícios. Confira!

YouTube video

Quais as vantagens de possuir um programa de benefícios? 

Já ouviu sobre salário emocional? Trata-se de ir muito além do fator da remuneração mensal, fazendo com que seus colaboradores se sintam acolhidos e respeitados dentro da empresa em que atuam. 

O programa de benefícios vem para atender esse tipo de expectativa, por meio de ações que contribuem para o engajamento, receios e bem-estar. Como resultado, sua empresa tem como ganhos: uma equipe mais motivada, fortalecimento da cultura interna e um ambiente de trabalho mais acolhedor. 

Vamos ver cada uma dessas vantagens em detalhes. 

Salário Emocional

Conhecer sobre o conceito de salário emocional e como aplicá-lo dentro da realidade da sua empresa está sendo um dos grandes temas para a gestão de pessoas.

Mesmo porque, atualmente, a preocupação acabou mudando! Há alguns anos, eram apenas os candidatos que concorriam para entrar em uma determinada empresa. Hoje, diferente de antes, as empresas também precisam disputar e atrair os melhores talentos do mercado, o que não é uma tarefa fácil. 

Neste contexto, o salário emocional nada mais é que a felicidade dos seus colaboradores, algo que não depende apenas da quantidade monetária que uma empresa oferece. Indo um pouco além, ele engloba tudo que você oferece aos seus funcionários: bônus, PDI, promoções, e recompensas, assim como o Programa de Benefícios.

Dessa forma, oferecer através de uma plataforma centenas de benefícios em várias marcas parceiras, contribui para gerar boas experiências e contribuir com a satisfação do público interno do seu negócio. 

Motivação da Equipe

De maneira bem planejada, o Programa de Benefícios pode engajar e motivar sua equipe, com os recursos oferecidos pela empresa que vão além dos já esperados. Algo que, como já destacado, contribui para o aumento do salário emocional e deixa os colaboradores mais motivados. 

Além disso, também é possível ir além. É possível utilizar a sua plataforma de relacionamento para distribuir vouchers, fazer sorteios em datas importantes e muito mais.  

Com isso, você pode, por exemplo, recompensar o time após metas atingidas ou no final de um ciclo que foi planejado. Com isso, seus colaboradores contam com mais essa motivação no dia-a-dia. 

Atração e retenção de talentos

Um colaborador feliz, se mantém na empresa, não a troca e ainda propaga a marca em que faz parte. 

Por isso, o clube de vantagens do Rede Parcerias, conta também com cursos gratuitos com certificado, e-books e outros materiais gratuitos, que se somam aos demais benefícios e faz com que os talentos fiquem ainda mais satisfeitos com a sua empresa. 

Melhora no ambiente de trabalho

Quando falamos de ambiente de trabalho, pensamos ele de forma ampla e que englobe todos os contatos e canais de interações entre marca e seus colaboradores. Investir em benefícios é, neste contexto, algo que gera conexão e proximidade, algo essencial em um ambiente de trabalho.

Além disso, cada vez mais empresas contam com funcionários no formato remoto. Nestes casos, ter um clube de vantagens é uma forma de garantir mais um ponto de contato com os membros da equipe, fazendo com eles se sintam mais ligados a empresa.

Como Estruturar um Programa de Benefícios para funcionários?

Se você já está imaginando implementar o Programa de Benefícios para funcionários na sua empresa, então não pula essa parte! 

Implementar esse tipo de estratégia demanda planejamento. Por isso, abaixo, separamos as etapas que você deve considerar.

Conheça seu time

O primeiro passo, é fazer um alinhamento com as expectativas da sua equipe. Por isso, você pode fazer uma pesquisa de clima ou enquete para saber sugestões e opiniões do que eles gostariam que a empresa promovesse.

E, #ficaadica: certifique-se de não começar seu planejamento sem esse primeiro item. Afinal, o que seria de uma aplicação de benefício sem o alinhamento de expectativas com seus colaboradores?! (lembre-se do salário emocional!)

Pense fora da caixinha

Como foi mencionado, não se limite a benefícios comuns. Vá atrás daqueles que fogem ao convencional e traga satisfação, diferencial, e principalmente, fortaleça a marca da sua empresa.

Monitore por meio de Métricas

Esses investimentos corporativos devem sempre valer a pena! E para fazer isso, você pode monitorar através de métricas se existe adesão dos profissionais em utilizá-los da maneira correta. 

Conclusão

Em resumo, o programa de benefícios é uma poderosa ferramenta de engajamento e interação com os colaboradores de uma empresa. Através dele, é possível motivar a equipe e fortalecer a cultura interna por meio de centenas de benefícios exclusivos.

Neste contexto, o clube de vantagens se destaca como a melhor opção para marcas que desejam tanto oferecer recompensas variadas, como também ter um suporte de comunicação para divulgar os benefícios e ter uma maior conexão com seu público.

Acesse o nosso clube demonstrativo e veja na prática tudo que foi dito neste artigo.