Compras online: forma de consumo ganha espaço em meio ao avanço do Coronavírus

Em meio à pandemia da Covid-19 — o novo coronavírus — declarada pela OMS na última semana, empresas e consumidores estão reinventando suas rotinas.

Do home office às escalas reduzidas nos centros comerciais, a prevenção têm feito algumas práticas ganharem espaço — e entre elas, estão as compras online.

Sem a necessidade de sair às ruas (evitando uma maior proliferação do vírus), essa forma de consumo já apresenta uma alta de mais de 50% — em relação ao mesmo período do ano passado — nos países afetados pelo coronavírus, como os EUA, por exemplo, e não deve ser diferente no cenário do e-commerce brasileiro. Para os negócios que já investem em compras online e para quem ainda está em busca do seu espaço digital, uma boa estratégia é adotar um Clube de Vantagens.

O Clube de Vantagens como diferencial nas compras online

Um dos grandes desafios de qualquer consumidor online é encontrar a “loja” e oferta ideais — visto que, enquanto que no mundo físico a disponibilidade geográfica e visual é limitada, no espaço virtual as opções são praticamente ilimitadas.

Como nem todos são experts em buscas online e, neste caso específico, muitos são compradores virtuais de primeira viagem, ter um espaço capaz de reunir parceiros confiáveis, com ofertas variadas e atraentes, torna-se um diferencial competitivo para qualquer empresa que investe em e-commerce.

Justamente neste cenário agitado, o Clube de Vantagens surge como um aliado, tanto para o negócio — que precisa se manter rentável em tempos de recessão — como para o consumidor, que encontra alternativas valiosas e acessíveis de manter as necessidades básicas em dia.

Veja alguns exemplos:

Alimentação e Higiene

Diante da corrida para encher as despensas sem sair de casa (ou numa ida só), os supermercados e distribuidores já enfrentam problemas de logística. Tal contexto acaba por incentivar o comércio online, visto que não dá para faltar comida e produtos de higiene em casa.

Por isso, soluções como o Zipp e o Cobasi disponibilizam serviços delivery de seus produtos — e a tendência é que outras empresas do ramo também reforcem a prática, incentivando o consumo consciente e permitindo que os grupos de risco (idosos, principalmente) se previnam.

Além disso, muitos negócios devem aproveitar suas parcerias e facilitar a vida de seus clientes ao adotarem um clube de vantagens. Seria possível, por exemplo, criar campanhas diferenciadas com parceiros exclusivos e de entrega domiciliar.

Educação

Outra área sensivelmente afetada pelo coronavírus é a educação. Com diversas instituições de ensino (públicas e particulares) fechadas, ter um parceiro que ofereça capacitação à distância vem sendo uma alternativa excelente.

O CNA, uma das maiores escolas de ensino de idiomas do Brasil, oferece diversos conteúdos e promoções aos alunos através de seu clube de vantagens. Totalmente virtual, sua existência garante que a marca continue se relacionando com seus alunos, mesmo com as unidades presenciais fechadas.

Diversas faculdades e empresas que investem em capacitação EAD podem adotar a estratégia de parcerias para manter seus usuários engajados no aprendizado — algo que certamente trará maior visibilidade da marca e retenção dos alunos.

Entretenimento

Apesar dos cinemas fechados, atrações turísticas indisponíveis e eventos culturais cancelados em massa, pessoas de cidades em estado de emergência e que adotaram a quarentena ainda visualizam alternativas de entretenimento em casa.

Entre tais alternativas, destacamos os serviços de streaming e o mundo dos games online, cuja aderência do público jovem-adulto é consideravelmente alta. Inclusive, empresas que ofertam o serviço têm liberado conteúdos outrora pagos e descontos exclusivos.

Nessa pegada, sua empresa pode incentivar o consumo online ao investir em parcerias de entretenimento, ou até mesmo criar campanhas que informem o público sobre o coronavírus de forma lúdica, aumentando o engajamento nas redes sociais e garantindo uma posição de autoridade na comunicação com o público-alvo.

Saúde animal

Em meio a tudo isso, não podemos esquecer do cuidado com os animais domésticos. Muitas famílias estão adaptando a rotina dos bichos: passeios restritos, menor contato com grupos de risco e alimentação reforçada.

No caso da alimentação, muitas pet shops estão concentrando a energia no modelo delivery e aumentando a presença online dos clientes, que compram e recomendam seu negócio a outras pessoas imediatamente.

Esse tipo de ação é muito mais simples e eficaz para os clientes que já tem acesso a algum clube de vantagens, seja da própria pet shop ou de alguma empresa parceira que ele conheça — e confie na qualidade do produto e atendimento.

Incentive as compras online com a Rede Parcerias

Não há como evitar: o comportamento do consumidor, que já vinha passando por mudanças, será completamente afetado pela expansão do coronavírus.

Cabe às empresas estudarem como seu negócio será impactado, assumindo boas estratégias de prevenção, comunicação e retenção dos clientes — sempre com a ética e transparência devidas.

No cenário do e-commerce, investir em soluções inteligentes e de ágil implantação garantirá que o seu cliente não se sinta exposto e perdido nesse momento de tanta restrição e cautela.

O Rede Parcerias, que conta com diversos cases de sucesso e mais de 150 parceiros em todo o Brasil, disponibiliza uma plataforma totalmente personalizável para você colocar no ar seu Clube de Vantagens.

Mais do que garantir que seus clientes comprem e desfrutem de benefícios exclusivos virtualmente, a plataforma é sinônimo de comunicação inclusiva e relacionamento positivo com o público.

Conheça melhor o nosso propósito e agende uma demonstração da plataforma com a gente.