Desvendando os Segredos do Clube de Fidelidade: Guia Completo

Você sabe como fidelizar os seus clientes? Apesar de ter estratégias já bem conhecidas de todos os negócios, como bom serviço e atendimento, também é importante pensar na experiência que é oferecida.

Os clubes de fidelidade, ou programas de fidelidade, são pensados para atender este objetivo. Conforme pesquisa realizada pelo Tudo Sobre Incentivos, para quase 85% dos entrevistados, empresas que oferecem ações de fidelização tendem a ter preferência deles na hora das compras. 

Assim, você pode usar essa estratégia para gerar boas interações com o seu público, manter um contato mais próximo e se manter na mente deles em momentos de onde eles irão escolher com qual marca consumir. 

Mas, como funciona um clube de fidelidade? Na prática, ele é uma plataforma de benefícios, que reúne em um único lugar, descontos, sorteios, gratuidades e muito mais. Assim, quando sua empresa oferece isso aos clientes, eles passam a ver mais valor no seu serviço, pois recebem todas essas entregas extras.

Além disso, também é importante ter em mente como criar um clube da sua marca. Por envolver um trabalho muito amplo de vísceras de parceiros, comunicações mensais, gestão de plataformas e produtos, a melhor opção é uma solução white label.

Neste caso, você contrata a plataforma pronta já com os benefícios e recebe uma personalização completa para sua marca. Dessa forma, você não precisa se preocupar com gestão do clube e já recebe também o material de divulgação para promover a estratégia com seus clientes.

Clicando aqui, você pode ver na prática um exemplo desse tipo de plataforma.

Com essas informações em mãos, vamos entender melhor o que o seu programa de fidelidade precisa para ser um sucesso. 

Como escolher o programa de fidelidade

Diversos são os formatos de recompensas que podem ser oferecidas em programas de fidelidade, como milhas, descontos, pontos e cashback. No entanto, desde esse primeiro momento de escolha, é importante estar atento ao propósito de fidelização.

Por isso, preze por recompensas instantâneas e que gerem o maior número de interações positivas. Como descrito acima, descontos, sorteios, gratuidades são todos focados em gerar boas experiências, de forma rápida e que encante o cliente sendo, dessa forma, a melhor opção.

No vídeo abaixo, o Eduardo Torres, cofundador do Rede Parcerias, traz mais detalhes sobre os segredos ocultos das plataformas de cashback. Confira: 

YouTube video

Outro ponto importante, é buscar uma plataforma que também permita distribuir prêmios para o seu público, pois, a partir disso, você pode elaborar suas próprias ações de engajamento e interativas, trabalhando a sazonalidade e se aproximando ainda mais do seu cliente, colaborador ou associado.

Neste sentido, uma excelente opção é a distribuição de vouchers. Veja é possível fazer a compra e distribuição através do próprio clube e aproveite desse recurso interativo. 

Por fim, também é preciso considerar que o melhor app de fidelidade precisa ter uma boa usabilidade. Não atende nada a plataforma contendo vários benefícios se eles não podem ser encontrados ou é difícil de acessá-los.

Assim, considere os seguintes fatores para garantir uma ótima experiência para o seu usuário:

  • Usabilidade: certifique-se de que seu produto ou serviço seja fácil de usar, com uma interface intuitiva e navegação clara.
  • Design responsivo: garanta que seu website ou aplicativo seja responsivo, ou seja, que se adapte automaticamente a diferentes dispositivos e tamanhos de tela. 
  • Performance: o serviço precisa ser rápido e eficiente. Os usuários não querem esperar por carregamentos lentos ou enfrentar falhas constantes. 
  • Consistência: mantenha uma experiência consistente em todas as páginas e seções do seu produto ou serviço. Isso inclui a padronização de elementos de design, cores, tipografia e fluxos de interação.
  • SAC: também é importante a presença de um suporte para sanar dúvidas ou problemas. 

Como divulgar o seu Clube de fidelidade

Agora que você já entendeu como funciona um programa de benefícios e como escolher o melhor, segue algumas dicas para divulgá-lo ao seu público:

  • Inclua um botão na página inicial do seu website para acessar o Clube;
  • Crie banners com links em conteúdos relevantes;
  • Destaque o esse diferencial na descrição do produto ou serviço;
  • Utilize o Instagram para fazer postagens em vídeo e carrossel sobre os benefícios;
  • Adicione o link para o clube na bio, utilizando ferramentas como o LinkTree para agrupar vários links em um só;
  • Promova os benefícios em transmissões ao vivo e eventos online;
  • Envie e-mails com uma seleção de benefícios.

Divulgar os benefícios é essencial para que as pessoas conheçam o clube e sintam interesse em utilizá-lo. Portanto, lembre-se de sempre manter um calendário de comunicação e analisar os resultados de engajamento para investir nas estratégias de divulgação que funcionam melhor. 

Conclusão

Em resumo, o clube de fidelidade é uma poderosa ferramenta de engajamento, comunicação e relacionamento que pode ser usado por marcas que querem manter um contato mais próximo e uma melhor experiência para o seu público.

Assim, é preciso entender o que é necessário para escolher a melhor opção e também como manter uma constância em estratégias de divulgação para garantir que o programa de fidelidade seja um sucesso.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de acessar também o nosso Clube Demonstrativo, para conhecer na prática um exemplo de clube de fidelidade que atende tudo o que foi dito neste artigo.